“Parâmetros de avaliação do ENADE” é tema de palestra na tarde do I Seminário do ENADE/UFPI; evento encerra amanhã (10)

Imprimir
Última atualização em Quarta, 09 de Junho de 2021, 16h18

A programação do I Seminário do ENADE - UFPI: Desafios pela Qualidade e Excelência nas IES segue a todo vapor. Em sequência às atividades, a tarde desta quarta (9) contou com a palestra “Parâmetros de avaliação do ENADE: impactos nas IEs públicas e particulares, ministrada pela Profa. Cleânia Sales e Silva. O encontro está sendo transmitido pelo canal da UFPI TV no YouTube. 

Durante sua fala, a Profa. Cleânia de Sales ressaltou a importância do ENADE, uma vez que ele tem se consolidado como indicador avaliativo e de autoavaliação das IES, "possibilitando que avancem naquilo que é exigido pela Política Nacional de Educação no Brasil”, observa a professora.

UFPI ENADE

Na ocasião, também foi destacado que é fundamental avaliar os projetos pedagógicos, a pertinência das matrizes curriculares, a infraestrutura e outros indicadores. Contudo, a professora Cleânia ressaltou que os parâmetros do ENADE não abarcam totalmente a complexidade e as especificidades do ensino superior no Brasil, por isso é preciso avaliar outros atores.

Além da Profa. Cleânia, a mesa de discussão ainda contou com a presença de Diego Mendes Pinheiro Costa (Pesquisador Institucional IFPI) e da Vanessa Hidd Basilio (Pesquisadora Institucional Uninovafapi). O espaço teve mediação da Profa. Edna Maria Magalhães do Nascimento (CAE/UFPI).

 

Programação do último dia

10.06.2021 

08:30 às 12: 00

ENADE: preparação para alunos ingressantes e concluintes

Profa. Dra. Edna Maria Magalhães do Nascimento (CAE/UFPI)

MSc.Tarianna Lustosa Santos - Técnico-administrativa da CAE/DGOV

Representante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG)

10:30 - Debates

12:00 – Encerramento

Link para acompanhar programação: Dia 10 de junho - manhã

 

Sobre o evento

Realizado na modalidade completamente online, o evento encerra sua programação amanhã. A iniciativa é encabeçada pela Diretoria de Governança e Coordenação de Avaliação e Estatística da Universidade. O Seminário tem objetivo de aprofundar a discussão, sensibilizar e fortalecer o vínculo da comunidade acadêmica para contribuir para a excelência da Instituição.