Tem início o I Seminário do ENADE-UFPI: Desafios pela Qualidade e Excelência nas IES; evento segue até amanhã (10)

Imprimir
Última atualização em Quarta, 09 de Junho de 2021, 12h50

Captura_de_Tela_140.png

Teve início na manhã dessa quarta-feira (09) o I Seminário do ENADE - UFPI: Desafios pela Qualidade e Excelência nas IES, transmitido pelo canal da UFPI TV no YouTube. A solenidade de abertura teve a participação do reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, professor Paulo Henrique Gomes de Lima, reitor do Uninovafapi Centro Universitário, professor Carlos Alberto Ramos Pinto, pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFPI, professor Luís Carlos Sales, pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPI, professa Ana Beatriz de Sousa Gomes, diretora de Governança da UFPI, professora Cleânia de Sales Silva, e coordenadora de Avaliação e Estatística da UFPI, professora Edna Maria Magalhães do Nascimento.

O evento é uma promoção da Diretoria de Governança e Coordenação de Avaliação e Estatística da Universidade e tem objetivo de aprofundar a discussão, sensibilizar e fortalecer o vínculo da comunidade acadêmica para contribuir para a excelência da Instituição, além de perceber a importância do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) como importante instrumento de avaliação cujo resultado é o desafio da busca de qualidade dos cursos de Graduação das IES.

Captura_de_Tela_242.png

Reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes

Em sua fala, o reitor Gildásio Guedes agradeceu aos participantes, parabenizou os organizadores do evento, se solidarizou pelas vítimas fatais da Covid-19 e desejou que a vacina possa chegar logo para todos. O reitor destacou que o Enade se consolidou como avaliação externa e que a UFPI tem avaliação positiva, o que repercute para o bem dos alunos. “Toda vez que tivemos boa avaliação no Enade, o aluno também recebe os seus louros e a valorização do seu diploma. Precisamos começar a trabalhar e divulgar para a comunidade interna os desafios e, mais ainda, os parâmetros necessários e suficientes para a gente participar do Enade tendo resultados positivos. Que esse Seminário possa divulgar, participar e convencer que tendo um curso bem avaliado todos ganham”.

 Captura_de_Tela_166.png

Professora Edna Magalhães, coordenadora do Seminário

A professora Edna Magalhães, coordenadora do Seminário, destacou que o evento foi planejado para integrar o público da UFPI e de outras instituições de ensino superior do Piauí, visando à construção coletiva de estratégias para promover a excelência e a qualidade do ensino nas instituições, de modo que reflitam no desenvolvimento do Estado. “Queremos que a comunidade como um todo possa perceber a importância do Enade enquanto instrumento relevante de avaliação, cujo resultado é a busca de parâmetros de qualidade para nossas instituições”, frisou.

Captura_de_Tela_190.png

Pró-reitor da Proplan, professor Luís Carlos Sales

Para o pró-reitor Luís Carlos Sales, o Enade é relevante para a avaliação do ensino superior e o Seminário contribui para o conhecimento do processo de avaliação. “Costumo dizer que conhecer as regras do jogo de uma avaliação é importante para todo mundo. Os alunos que são uma peça importante numa avaliação como essa precisam conhecer o seu papel, a importância do Enade para a instituição e até para o próprio aluno que sai ganhando no final das contas”.

   Captura_de_Tela_202.png

Pró-reitora da PREG, professora Ana Beatriz Gomes

Segundo a pró-reitora Ana Beatriz Gomes, as discussões realizadas durante o Seminário serão norteadoras para o aprimoramento das ações institucionais. “Trabalhamos em conjunto com a Proplan e esperamos que esse evento seja bastante proveitoso. Desejamos todo o sucesso e que as discussões possam enriquecer cada vez mais as nossas práticas”.

 Captura_de_Tela_237.png

Diretora de governança da UFPI, professora Cleânia de Sales Silva

A diretora de governança Cleânia de Sales Silva lembrou que essa é a primeira vez que a UFPI realiza um evento que debate o Enade de forma mais ampla, com envolvimento de toda a Universidade e de outras instituições de ensino superior do Estado. “A qualidade do ensino superior não é uma questão somente da UFPI e dos gestores, mas de toda a sociedade. Portanto, deve ser pensada e refletida de forma ampla e em conjunto para traçar estratégias que levem as instituições de ensino superior de nosso Estado a um nível de excelência”.

 

Captura_de_Tela_170.png

Reitor do Uninovafapi Centro Universitário, professor Carlos Ramos

O reitor do Uninovafapi Centro Universitário, professor Carlos Ramos, agradeceu o convite e enalteceu a importância do evento. Ele destacou a contribuição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) para a melhoria da qualidade do ensino superior do Brasil e a necessidade de maior envolvimento dos alunos no processo de avaliação, refletindo o que o ensino superior proporcionou para eles. “Trazer isso para a discussão é muito importante, então, agradeço demais o convite de participar dessa mesa. Acho que trazer esse assunto à luz é uma iniciativa brilhante da Universidade Federal do Piauí”.   

Captura_de_Tela_185.png

Reitor do IFPI, professor Paulo Henrique Lima

O reitor do IFPI, professor Paulo Henrique, frisou que a comunidade deve perceber o Enade não apenas como obrigação para receber o diploma, mas para que a instituição busque internamente as variáveis que apontem como o serviço está sendo oferecido. “A instituição terá esses parâmetros e indicadores para fazer as suas avaliações. E, nesse particular, parabenizo de forma muito contundente a iniciativa de trazer essa questão para o seio das instituições, não só pela exigência, mas como instrumento de gestão interna, de acompanhamento dos cursos e para buscar a melhor forma de oferecer os cursos para nossos alunos”.    

Palestra de abertura – Após as falas, foi iniciada a palestra de abertura com o tema “A contribuição do Enade para a qualidade e excelência das IES no Brasil: O desafio no contexto da pandemia”, ministrada por Dilvo Ilvo Ristoff, professor emérito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com mediação do professor Luis Carlos Sales, pró-reitor de Planejamento da UFPI.

A palestra completa pode ser assistida no link: I Seminário do ENADE - UFPI: DESAFIOS PELA QUALIDADE E EXCELÊNCIA NAS IES

Programação – A programação do evento retorna na tarde de hoje (09) e segue até amanhã, dia 10 de junho. Confira:

 09.06.2021

14:30 - PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DO ENADE: IMPACTOS NAS IES PÚBLICAS E PARTICULARES

Profa. Dra. Cleânia de Sales e Silva - DGOV/UFPI

Diego Mendes Pinheiro Costa - Pesquisador Institucional IFPI

Vanessa Hidd Basilio - Pesquisadora Institucional Uninovafapi

Profa. Dra. Edna Maria Magalhães do Nascimento (CAE/UFPI) - mediadora

Debates

10.06.2021 

08:30 às 12: 00

ENADE: preparação para alunos ingressantes e concluintes

Profa. Dra. Edna Maria Magalhães do Nascimento (CAE/UFPI)

MSc.Tarianna Lustosa Santos - Técnico-administrativa da CAE/DGOV

Representante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG)

10:30 - Debates

12:00 - Encerramento

Transmissão – A transmissão acontece pelo canal da UFPI TV no YouTube . Acesse os links de transmissão:

Dia 9 de junho - tarde

Dia 10 de junho - manhã

Enade - O exame é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. O SINAES é composto ainda pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um ‘tripé’ avaliativo que permite conhecer em profundidade o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tem sido um desafio para as Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, uma vez que a “Nota Enade” é um dos indicadores que atestam a qualidade e a excelência dos cursos e das IES.