Semana de atividades marca comemorações pelo Dia do Enfermeiro

Imprimir
Última atualização em Sexta, 14 de Mai de 2021, 11h45

As comemorações pelo Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio, e pelo Dia do Técnico de Enfermagem, celebrado em 20 de maio, ganharam uma semana especial de atividades no Hospital Universitário da UFPI. É a IX Semana de Enfermagem do HU-UFPI/Ebserh, que ocorre em formato híbrido, e traz para debate o tema “O Trabalho em Enfermagem no Contexto de Crise”.

WhatsApp_Image_2021-05-14_at_11.27.35.jpeg

A Solenidade de abertura do evento ocorreu na terça (12/05), no auditório do HU-UFPI, e contou com a presença do Reitor em Exercício da UFPI, Viriato Campelo, o Superintendente do HU-UFPI, Paulo Marcio Nunes, e demais integrantes do corpo técnico do hospital. O primeiro dia do evento contou também com palestra da representante da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Patrícia Carvalho, que abordou o tema central da Semana, tendo como moderadora, a professora da UFPI, Fernanda Avelino.

Houve ainda a palestra “Saúde Mental dos Profissionais de Enfermagem no Contexto da Crise”, com a presidente da (Aben), Márcia Teles, tendo como moderadora a Chefe de Divisão de Diagnóstico Terapêutico do HU-UFPI, Zélia Madeira. As atividades da Semana incluem ainda apresentação de vídeos com relatos de experiência na Pandemia (Covid-19) e também um evento cultural, bem como “V Mostra de Experiências Exitosas em Enfermagem do HU-UFPI/Ebserh, todos on-line. 

Já no dia 20/05, a partir das 8h até às 18h, haverá em locais específicos do hospital, terapias integrativas, com intervalo entre 12h e 14h.

livramentoarte.jpg

Na UFPI, o Departamento de Enfermagem e a Pós-Graduação em Enfermagem também se manifestaram em reconhecimento ao 12 de Maio, em uma justa homenagem ao trabalho indispensável desempenhado pela categoria sobretudo a atuação no enfrentamento da Pandemia da covid-19 no Piauí.

Confira reflexão da Professora Maria do Livramento Fortes Figueiredo, Líder do GEMESE/UFPI,Docente e Pesquisadora do DEPENF/PPGEnf/UFPI.

 

A Enfermagem em tempos de COVID-19 

O Conselho Internacional de Enfermeiros (Internacional Council of Nurses) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançaram no início de 2020, a campanha denominada Nursing Now, o Ano Internacional do Enfermeiro, da Parteira e o bicentenário do nascimento de Florence Nightingale, considerada a fundadora da Enfermagem moderna no mundo. Todas estas homenagens para Enfermagem foram propostas quando ainda não se sabia que iriamos viver uma pandemia igual a que estamos enfrentando no planeta, e que de fato os profissionais de saúde, com destaque os da Enfermagem seriam os grandes protagonistas desta luta em defesa da vida.

Sim, a Enfermagem que sempre esteve na linha de frente em todos os cenários, desde a área da promoção da saúde, da prevenção das doenças, do tratamento e da reabilitação, atuando durante as 24 horas ininterruptas nos árduos plantões. E agora, mesmo com máscaras, face shields, gorros, aventais e luvas estes profissionais foram reconhecidos em sua missão de cuidar de vidas, com arte, dedicação e segurança. Pacientes, familiares, equipes de saúde, mídia, gestores, organizações governamentais e não governamentais, políticos municipais, estaduais e federais expressaram em palavras, aplausos, panelaços e atos públicos a importância da Enfermagem no cuidado de doentes graves, e até na atenção aos que foram a óbito e a suas famílias.

Desta forma, 12 de maio de 2021, Dia do Enfermeiro, é uma data marcada por debates e reflexões sobre os impactos da pandemia, especialmente, no nosso país, que registrou o maior número de mortes de enfermeiros por COVID-19 no mundo. Mesmo diante desta situação de luto e de perdas, devemos arregimentar forças para empunhar nossas bandeiras de lutas e demonstrar a gestores, políticos e a sociedade em geral, que precisamos mais do que aplausos e flores, de valorização e respeito aos nossos direitos e condições de trabalho dignas, sendo imprescindível aprovação do PL 2.564/2020 que institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras, garantindo assim, uma dignidade salarial e de carga horária para as categorias de Enfermagem.

Finalizamos esta reflexão, reafirmando que os profissionais de Enfermagem são indispensáveis na assistência à saúde, sempre estiveram expostos e vulneráveis, diante das precárias condições de trabalho em todo país, porém, diante da pandemia esta essencialidade do cuidado de enfermagem foi sentida e vivida pelos pacientes e familiares, e visibilizada por toda sociedade.

Parabéns a todos (as) Enfermeiros (as) pela dedicação e luta em salvar vidas.

Profª Drª Maria do Livramento Fortes Figueiredo

Líder do GEMESE/UFPI - Docente e Pesquisadora do DEPENF/PPGEnf/UFPI

Pós-Doutoranda da Universidade de Évora – Portugal