Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inscrições abertas ao I Colóquio de Ética e Pesquisa na Pós-Graduação da UFPI

Inscrições abertas ao I Colóquio de Ética e Pesquisa na Pós-Graduação da UFPI

Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 17h28

ÉTICA_DA_RESPONSABILIDADE_SOCIAL-03.jpg

Em sua primeira edição, o Colóquio de Ética e Pesquisa na Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) acontecerá nos dias 5 e 6 de maio de 2021, com o tema “Ética da Responsabilidade Social: a Pós-Graduação da UFPI na transformação social do Estado do Piauí''. A programação será realizada em formato totalmente on-line, com transmissão pelo canal UFPI TV no Youtube, e emissão de certificado.

O evento tem objetivo de contribuir com a promoção da reflexão ética na formação de mestres e doutores e nas relações acadêmicas de orientação e divulgação do conhecimento científico, técnico e tecnológico. Somar aos avanços e desenvolvimentos sociais é o foco do evento.

Os interessados deverão realizar suas inscrições até 04 de maio, por meio de preenchimento da Ficha de Inscrição que deverá ser enviada por e-mail ao endereço eletrônico  . Toda a programação do I Colóquio de Ética e Pesquisa na Pós-Graduação da UFPI será aberta à comunidade interna e externa à Universidade. Contudo, o público-alvo do evento são coordenadores, subcoordenadores e pós-graduandos Stricto e Lato Sensu da UFPI.

Mesas-redondas, conferências e debates e palestras irão compor a Programação do evento inédito na UFPI. Algumas das temáticas a serem abordadas serão: “Ética e responsabilidade social em instituições acadêmicas”, “Os comitês de ética e sua relevância para as pesquisas científicas atuais”, “Plágio, cópia e a lei de proteção de dados” e “Ética na formação de pós-graduação em Saúde”.

Abertura solene - A abertura do Colóquio contará a presença do Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes Fernandes; do Vice-Reitor e Presidente do Comitê Gestor de Crise, Prof. Viriato Campelo; da Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Profa. Regilda Moreira Araújo e demais profissionais, entre professores e pesquisadores acadêmicos, colaboradores do evento.

O evento será promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG/UFPI), sob a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPI e com a licença dos professores Gustavo Silvano Batista, Helder Buenos Ayres, Jozivan Guedes e José Elielton Sousa. A programação contará ainda com profissionais do meio acadêmico de outros estados e universidades do Brasil.

Um dos colaboradores do evento, Prof. Gustavo Silvano, explica que a programação consiste numa tentativa de trazer o debate ético para as práticas de pesquisa e ensino. “A ideia é ampliar o debate para que tenha um alcance interdisciplinar e que de fato chegue a todos os alunos, docentes, técnicos e pesquisadores da UFPI. Esperamos que esse evento possa contribuir para os debates internos, em cada atividade, de acordo com suas especificidades diárias , para que outros debates sejam possíveis”, afirma. O professor ainda ressalta que o evento vai lidar muito com as práticas. “Não é um evento teórico sobre ética e pesquisa. Nós vamos debater a prática em si e pensar como a ética é, de fato, aplicada, e como deve ser, no trabalho e formação da pós-graduação, seja de mestres, doutores e novos pesquisadores, já que esse nível de formação compõe a Universidade”, conclui o Prof. Gustavo.

Durante sua edição de estreia, o evento também visa divulgar as práticas científicas diretamente relacionadas à construção do conhecimento pelos programas de Pós-Graduação. Ademais, o Colóquio irá contribuir com o desenvolvimento social, em consonância com as orientações teóricas, epistemológicas e técnicas que norteiam as pesquisas acadêmicas na Pós-graduação da Universidade Federal do Piauí.

Os participantes poderão aproveitar uma programação variada e completa durante a realização do evento. Haverá colaboração de profissionais de renome, de outras instituições de ensino do país e que são referência em sua área de atuação, como o Prof. Danilo Marcondes de Souza Filho (PUC-Rio/UFF), que também é pesquisador e atua na área de Ética Aplicada.

Link da Transmissão do dia 05 de maio

Link da Transmissão do dia 06 de maio