I Seminário do ENADE - UFPI: Desafios pela Qualidade e Excelência nas IES

Imprimir
Última atualização em Segunda, 17 de Mai de 2021, 10h29

WhatsApp_Image_2021-05-12_at_17.40.55.jpeg

A Universidade Federal do Piauí realiza nos dias 9 e 10 de junho o I Seminário do ENADE - UFPI: Desafios pela Qualidade e Excelência nas IES, com transmissão pelo Canal da UFPI TV no YouTube. Realizado de maneira remota, o evento contará com vasta programação com participação de palestrantes de Universidades convidadas e da Administração Superior, além de coordenadores de Curso, que irão tratar dos fundamentos legais do Enade e de sua operacionalização. Inscrições pelo SIGAA.

Promovido pela Diretoria de Governança e Coordenação de Avaliação e Estatística da Universidade, o Seminário tem objetivo de aprofundar a discussão, sensibilizar e fortalecer o vínculo da comunidade acadêmica para contribuir para a excelência da Instituição, além de perceber a importância do Enade como importante instrumento de avaliação cujo resultado é o desafio da busca de qualidade dos cursos de Graduação das IES.

Solenidade de abertura do evento - Na quinta (09), após a abertura oficial do evento, com a presença do Reitor Gildásio Guedes e Dirigentes de Instituições convidadas, haverá, às 9 horas, a Palestra “A contribuição do Enade para a qualidade e excelência das IES no Brasil: O desafio no contexto da pandemia”, que será ministrada por Dilvo Ilvo Ristoff, Professor Emérito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com mediação do Prof. Luis Carlos Sales, Pró-Reitor de Planejamento da UFPI.

O Enade é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. O SINAES é composto ainda pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um ‘tripé’ avaliativo que permite conhecer em profundidade o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tem sido um desafio para as Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, uma vez que a “Nota Enade” é um dos indicadores que atestam a qualidade e a excelência dos cursos e das IES.

Confira a Programação do Evento

I Seminário do ENADE - UFPI:   DESAFIOS PELA QUALIDADE E EXCELÊNCIA NAS IES.

 09.06.2021

8:30 - ABERTURA: Reitor da UFPI e Dirigentes de Instituições convidadas

09:00 - PALESTRA DE ABERTURA: A CONTRIBUIÇÃO DO ENADE PARA A QUALIDADE E EXCELÊNCIA DAS IES NO BRASIL: O DESAFIO NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Palestrante: Prof.Dr. Dilvo Ilvo Ristoff (UFSC)

Mediador: Prof. Dr. Luis Carlos Sales ( Pró-Reitor PROPLAN/UFPI)

10:00 - debate

 

14:30 - PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DO ENADE: IMPACTOS NAS IES PÚBLICAS E PARTICULARES

Profa. Dra. Cleânia de Sales e Silva - DGOV/UFPI

Diego Mendes Pinheiro Costa - Pesquisador Institucional IFPI

Vanessa Hidd Basilio - Pesquisadora Institucional Uninovafapi

Profa. Dra. Edna Maria Magalhães do Nascimento (CAE/UFPI) - mediadora

Debates

 

10.06.2021

08:30 às 12: 00

ENADE: preparação para alunos ingressantes e concluintes

Profa. Dra. Edna Maria Magalhães do Nascimento (CAE/UFPI)

MSc.Tarianna Lustosa Santos - Técnico-administrativa da CAE/DGOV

Representante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG)

10:30 - Debates

12:00 - Encerramento

Confira os links de transmissão:

Dia 9 de junho - manhã

Dia 9 de junho - tarde

Dia 10 de junho - manhã