Faculdade de Direito da UFPI, que comemora 90 anos, é homenageada pela APL

Imprimir
Última atualização em Sábado, 27 de Março de 2021, 11h23

APL_sobre_Fadi_01a.jpg

A Academia Piauiense de Letras (APL) realizou neste sábado (27/03) uma sessão especial de homenagem aos 90 anos de criação da Faculdade de Direito do Piauí, a FADI. A homenagem foi proposta pelo acadêmico Nelson Nery Costa, que é presidente do Conselho Estadual de Cultura e também é professor do curso de Direito da UFPI. “É uma homenagem que se soma a uma série de eventos assinalando os 50 anos de instalação da Universidade”, destacou o presidente da Academia, jornalista Zózimo Tavares.

Uma outra sessão especial já aconteceu dia 6 de março, quando se comemorou os 50 anos de instalação da UFPI. Conforme informou o presidente da APL, Zózimo Tavares, outras sessões acontecerão em homenagens a faculdades como a de Administração e a de Odontologia. No caso da FADI, ela é a primeira semente do que viria a ser no futuro a UFPI. “É a maior contribuição para a formação da nossa Universidade”, acentuou Nelson Nery Costa, que fez o pronunciamento em nome da Academia.

Nelson Nery fez um resgate da trajetória da Faculdade de Direito, ressaltando o papel de nomes de grande relevância – muitos deles ligando-se tanto à Academia quanto à Faculdade. Essa relação se mantém ainda hoje, onde Nelson Nery é um exemplo, como professor em atividade da Faculdade. Há ainda nomes como Celso Barros Coelho, Fides Angélica e Manoel Paulo Nunes, referências no Direito e membros da APL.

A solenidade ressaltou especialmente a trajetória da FADI e a contribuição dela para a história do Piauí e da Universidade. Hoje diversos egressos da Faculdade de Direito ocupam lugares de destaque, como o comando do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa e do Ministério Público estadual, além de ter o ministro Nunes Marques integrando o Supremo Tribunal Federal.

apl_2.PNG

A solenidade foi muito prestigiada. Representaram o reitor Gildásio Guedes no evento o vice-reitor Viriato Campelo e a pró-reitora de Extensão, Debora Dettman, que também é professora do curso de Direito. Falou em nome da Faculdade a professora Olívia Brandão, chefe do Departamento de Ciências Jurídicas, colegiado que dá forma à faculdade nas condições de hoje. Outros nomes de destaque na trajetória da UFPI e da própria Faculdade de Direito estiveram presentes, como os reitores Charles Silveira (ex-professor do curso de Direito), Pedro Leopoldino e Arimateia Lopes.