NUEPES/UFPI firma futuras parcerias para projetos de capacitação de profissionais de saúde no município de Arraial e região

Imprimir
Última atualização em Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 14h26

325b6030-1a82-477c-9659-cb375451be99.jpg

Reunião na prefeitura de Arraial PI. 

Com o objetivo de firmar futuras parcerias para o desenvolvimento de projetos nas áreas de educação em saúde, representantes do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) visitaram a cidade de Arraial, localizada na Microrregião do Médio Parnaíba Piauiense, na tarde da última segunda-feira (22).

A representante do Nuepes, professora Lis Marinho, explica que a cidade de Arraial, bem como os municípios vizinho, Cajazeiras e Francisco Arrey, podem ser beneficiados com projetos que auxiliem a gestão municipal a organizar e planejar serviços de saúde prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

26e0f296-decb-4857-9c2c-8f09cfc38850.jpg

Professora Lis Marinho e Maria do Rosário de Fatima da Silva Rocha

Segundo Lis Marinho, uma das dificuldades encontradas na região foi a necessidade da atual gestão melhorar a saúde da população. Ela considera que a parceria seja importante, pois ajudará Arraial e outras regiões a fazerem seus próprios planejamentos, e isso será possível por meio de cursos de capacitação, cursos de pós-graduação, implementação de fichas de estratificação para realizar diagnósticos situacional de saúde pública para integrar da melhor forma possível as informações coletadas sobre notificações, indicadores de saúde e da própria gestão.

“Esta parceria é uma forma de estabelecer um vínculo entre universidade e sociedade. A universidade tem que ter seu papel social e ela só consegue isto se sair dos muros e capacitar profissionais que atuem nos municípios, ou seja, profissionalizar aqueles que estão na ponta. Não adianta o conhecimento ficar preso nos muros da universidade. Este conhecimento precisa ir para ponta para ser implementado e com isso você ter o impacto positivo diante da saúde da população. Além de beneficiar a instituição em promover um conjunto de atividades de pesquisa, ensino e assim gerar a ampliação e aplicação do conhecimento”, explica.

11c8345a-10d6-43e0-bd6a-99a2dea23590.jpg

Maria do Rosário de Fatima da Silva Rocha

Para a Secretária Municipal de Saúde de Arraial, Maria do Rosário de Fatima da Silva Rocha, o objetivo desta parceria será melhorar a qualidade de saúde da população. “Além de melhorar, é muito importante manter essa qualidade de vida ao longo dos anos para que as pessoas permaneçam com saúde”.

a5c6844c-2901-4fee-8e01-73fea86084b3.jpg

Dalivia Matos de Oliveira Sá

A Coordenadora da Atenção Básica no Município de Arraial, Dalivia Matos de Oliveira Sá, fala da importância da visita da equipe do Nuepes. “É uma parceria que tem grande importância, pois vai alcançar aquela pessoa que é o nosso foco, o paciente. Atingir de forma positiva nosso paciente, qualificando nossos profissionais para que nós possamos atingir o paciente e prestar o melhor atendimento. Esta parceria é uma forma de revivermos nossos estudos por meio da educação continuada para sempre buscarmos tratar bem nosso paciente”, disse.

75ddb748-b679-4ba1-bc33-e5c935e860f0.jpg

Francisco Pereira da Rocha

Representando o prefeito Aldemies Barroso da Silva, o vice-prefeito Francisco Pereira da Rocha, diz que “ a parceria irá qualificar mais os profissionais da área de saúde e isso vai trazer benefícios para população de um modo geral, vamos trabalhar para que essa parceria de fortaleça e aconteça”, finaliza.

20c158b6-f818-4503-a8dc-686c2f44f2a7.jpg