Projeto leva informações sobre saúde e covid-19 para mulheres no período de pandemia

Imprimir
Última atualização em Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 09h40

As mulheres estão no grupo dos mais vulneráveis e mais impactados com a pandemia da covid-19. Sujeitas a maior desemprego, violência doméstica, sobrecarga de trabalho e complicações na saúde física e mental.

Com trabalho consolidado com mulheres por meio do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) e atenta a realidade desse grupo, a professora Lia Cruz Damásio, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí, coordenou o projeto de extensão “Covid-19: gerindo as demandas da mulher em tempos de crise”. O objetivo do projeto foi o de manter a relação com a comunidade, transmitindo continuamente conhecimento e atualização acerca da covid-19 e do campo de atuação em saúde, voltado para grávidas, puérperas, idosas, adolescentes e demais grupos vulneráveis. 

O projeto foi executado de agosto a dezembro de 2020 e utilizou as plataformas e redes sociais digitais, como Instagram e YouTube, para disseminação de conhecimentos, interação e ampliação do alcance de informações importantes para o público de interesse. Os temas eram escolhidos pelo grupo em reuniões remotas e estavam relacionados com a manutenção da saúde psicossocial e física feminina.

paism_live.png

Professora Lia Damásio e o médico psiquiatra Arthur Danila durante live do projeto

No canal no YouTube foram abordados temas como gravidez e covid-19, e telemedicina e a pandemia por covid-19. Outras ações do projeto foram: publicação e compartilhamento de cartilhas digitais, vídeos informativos, postagens interativas, enquetes e dinâmicas, e orientações sobre a importância de medidas individuais, como o uso de máscaras e o distanciamento social, que impactam diretamente na saúde pública.

Sob a coordenação da professora Lia Damásio, estiveram envolvidos diretamente no projeto 12 estudantes do curso de medicina. Segundo o grupo, “um dos aspectos mais importantes que foram discutidos nas plataformas digitais do Programa de Assistência Integral à saúde da Mulher (PAISM) foi como o coronavírus afetou diversos aspectos da vida da mulher, como, por exemplo, a sobrecarga de atividades domésticas durante o isolamento e até mesmo o impacto na produção de artigos científicos por mulheres.”

Cerca de 700 pessoas foram alcançadas pelas ações. Esse número pode aumentar, já que o material produzido está disponível nas redes sociais digitais e arquivos digitais e pode ser acessado a qualquer tempo.  

Para o grupo, “a realização de ações como essa, que permitam o contato com a comunidade, com a oportunidade de gerar um impacto positivo na vida das pessoas em geral e contribuir para a saúde coletiva gerou uma grande satisfação pessoal para todos da equipe”.

PAISM_3.jpeg

Estudantes que integram o PAISM em ação antes do período da pandemia

Veja aqui os vídeos disponíveis no canal do PAISM no YouTube.

Acesse as cartilhas produzidas pelo projeto:

Covid-19: avanços e pesquisas

Casamento infantil

Como a pandemia está afetando o seu corpo?

Covid-19 e aleitamento materno

Dor na relação - É normal? –

Há quem não quer ter filhos?

Impacto da covid-19 sobre as mulheres é maior

Impactos do isolamento social em idosos

O assédio à mulher no trabalho

Profissionais de saúde são mais afetados por covid-19?

Guia de Cuidados: saúde mental durante a quarentena

Tipos de absorventes

TPM na época do isolamento

Vamos falar de desejo sexual feminino

Vamos falar sobre métodos contraceptivos?