Especialização em Energia Solar encerra inscrições nesta sexta (26)

Imprimir
Última atualização em Quarta, 24 de Março de 2021, 08h48

Estão abertas até sexta-feira, 26 de março, as incrições na Especialização em Energia Solar, oferecida pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). O Curso é o primeiro do Norte e Nordeste a abordar a temática, com previsão de início das aulas para maio de 2021 e término em outubro de 2022.

Conforme o professor Marcos Lira, do Departamento de Engenharia Elétrica, a especialização em energia solar busca suprir a lacuna existente quanto à formação de profissionais qualificados que possam atuar neste nicho do mercado destinado ao desenvolvimento da energia solar, não só no Piauí como em outros estados.

“O curso busca suprir uma demanda regional, uma vez que será o primeiro do Norte e Nordeste do Brasil nessa modalidade. Existem mais de 80 empresas atuando no setor de energia solar somente no estado do Piauí e, boa parte destas empresas são gerenciadas por profissionais de áreas não relacionadas ao setor elétrico.  Além do Piauí, a especialização em energia solar atenderá profissionais de estados vizinhos, sobretudo Maranhão e Ceará”, afirmou.

O curso irá se destinar preferencialmente aos seguintes profissionais: Engenheiros Eletricistas, Engenheiros Civis, Engenheiros Ambientais, Engenheiros de Produção, Engenheiros Mecânicos, Engenheiros de Materiais, Arquitetos e Urbanistas, Gestores Ambientais, Físicos e suas áreas.

“O objetivo geral é proporcionar a formação de profissionais qualificados para aplicação e difusão do uso da energia solar, sendo respeitadas as exigências de preservação e a utilização do menor impacto ao meio ambiente”, explicou Marcos Lira.
Serão ofertadas 50 vagas, com carga horária total de 495 horas.

As aulas ocorrerão quinzenalmente às sextas-feiras de 18h às 22h e aos sábados de 08h às 12h e 13h às 18h. Os alunos irão fazer o investimento mensal de 500 reais. O edital será lançado na primeira quinzena de fevereiro e o processo de seleção será realizado em duas etapas: análise da documentação e análise do currículo dos candidatos.