UFPI promove momento ecumênico on-line

Imprimir
Última atualização em Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 16h58

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu na manhã dessa quarta-feira (23) o momento ecumênico para celebrar a chegada do Natal e do final do ano. O evento teve como tema “UFPI - unidade na multiplicidade” e contou com a participação de representantes da Igreja Católica, Igreja Evangélica, Umbanda e Doutrina Espírita, com transmissão pelo canal da UFPI TV no YouTube.

nwdn_file_temp_1608752433132.jpg

Evento presencial direto da PREXC

A cerimônia presencial foi realizada na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), com a presença da Pró-reitora da PREXC, Profa. Dra. Elnora Gondim; representando a Doutrina Espírita, professora Maryneves Saraiva de Arêa Leão Costa (Movimento Casa do Pão Francisco Cândido Xavier); representando a Igreja Católica Apostólica Romana, Padre Marcos Francisco de Amorim Oliveira (Diocese de Parnaíba); representando a Umbanda, sacerdote Luiz Gonzaga dos Santos Filho; e representando a Igreja Evangélica, Pastor Josenildo (Igreja Batista Filadélfia Internacional).

nwdn_file_temp_1608752300596.jpg

Pró-Reitora da PREXC, Elnora Gondim

A Pró-reitora da PREXC, Elnora Gondim, saudou os participantes e assistentes e explicou a motivação para a escolha do tema para o momento ecumênico desse ano. “O próprio nome Universidade Federal do Piauí já nos diz que aqui nos encontramos num universo, onde as mais diversas concepções políticas têm que vir juntas. Temos que compatibilizar e respeitar as mais diversas crenças, fé, e, para tanto, pensamos em não priorizar nenhuma. A nova gestão do Reitor Gildásio Guedes não vai priorizar nenhuma concepção religiosa, porque o professor Gildásio tem claro que todas as religiões são importantíssimas para a humanidade. Sem religião, fé e crença a sociedade realmente não tem como alcançar a felicidade. Então, é pensado na felicidade de toda a comunidade, especialmente a ufpiana que nós representamos, que pensamos num evento desse nível de ecumenismo”, destacou.

  DSC_0320-1.png

Padre Marcos Francisco de Amorim Oliveira, da Diocese de Parnaíba

Em sua mensagem, o Padre Marcos Francisco fez uma reflexão a partir do simbolismo do presépio, tão comum em casas e espaços públicos nesse período do ano. Ele explicou a origem do presépio, discorreu sobre os personagens que compõem a cena e lembrou que, assim como a família de Jesus no momento do seu nascimento, muitas famílias passam por dificuldades nesse período. “Neste mundo tão marcado pelo medo e pelo ódio, na diversidade das culturas e religiosa, possamos focar não no que nos divide, não no que nos separa, mas que sejamos todos instrumentos de paz. Temos pouco tempo para ajudarmos nossos irmãos que estão no medo e na desesperança, gastemos esse tempo semeando a paz e a esperança. Assim, nessa casa de construção do saber, da cultura, da paz e do bem queremos rezar pedindo para todos a cultura da paz”. O padre finalizou sua mensagem rezando a Oração de São Francisco.  

DSC_0326-7.png

Maryneves Saraiva, palestrante espírita

Maryneves Saraiva escolheu como tema da mensagem a necessidade da caridade e destacou a alegria pelo momento de celebração.  “Que alegria olhar nos olhos uns dos outros e sentir o verdadeiro espírito do Natal, celebrar a descida de luz mais arrojada que já recebemos na terra: a chegada do menino Deus, do menino Jesus. Que alegria nos sentirmos irmãos, nos sentirmos irmanados pelas diversas formas de crer e de ver o mundo, mas unidos na fraternidade, no respeito, na tolerância e na certeza que somos todos filhos de Deus. Somos filhos Daquele que tudo fez, somos imagem e semelhança de Deus e aqui estamos com representantes das diversas formas de caminhar para Deus. Que saibamos, na simplicidade e na humildade da manjedoura, celebrarmos o amor, amai-vos, diz a convocação do Senhor”, frisou.

DSC_0325-6.png

Pastor Josenildo, da Igreja Batista Filadélfia Internacional

O Pastor Josenildo iniciou a fala desejando que Deus abençoe a nova administração da UFPI. O pastor lembrou, também, do momento de pandemia, usando uma seta para baixa para representar esse momento, onde acontecem muitas perdas de vidas e problemas econômicos e de saúde físicos e emocionais. A base para a reflexão foi o Salmo 23. “Esse versículo traz, também, uma mensagem de esperança, pois ele diz assim: ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo. Ei, você não está sozinho. Deus está dizendo que está contigo. Em outro trecho o salmista diz: Eu estarei contigo, o profeta Isaías diz que quando você atravessar águas profundas, elas não te submergirão, e quando atravessares pelo fogo, ele não te queimará, porque Eu estou contigo, não temas. Interessante que essa expressão “não temas” consta 365 vezes na Bíblia, é como se para cada dia do ano Deus está dizendo: Eu estou contigo, não temas!”, destacou.

DSC_0323-4.png

Sacerdote da Umbanda, Luiz Gonzaga

O sacerdote Luiz Gonzaga também destacou o momento de dificuldade e de incerteza pelo qual passa a humanidade, mas que existe a certeza da presença de Deus na vida de todos. “Que esse Natal seja um Natal de paz, de luz, que seja a árvore da nossa casa a nossa família, que não possamos esquecer esse dom tão grandioso e glorioso que Deus nos deu que é a família, que ao abrirmos a nossa mesa, possa não ter nada, mas que esteja rodeada dos nossos entes mais queridos. Não precisamos do peru, precisamos do amor, da consolação dos nossos e a esperança de estarmos juntos. Que Deus se faça a nossa grande ceia, que seja a sua luz e seja a sua presença. Espero que nesse Natal todos os lares sejam compensados sempre com o amor presente de Deus. Eu desejo a todos um natal de paz, luz, amor e justiça”.

A celebração está disponível no canal da UFPI TV e pode ser acessada aqui.