Reitor Gildásio Guedes inicia obras de recuperação do Setor de Esportes da UFPI

Imprimir
Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de 2020, 17h12

 

visitasetordeesportes-85.jpg

Reitor da UFPI Gildásio Guedes

Há apenas uma semana no cargo, o novo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, determinou providências para início imediato para recuperação do Setor de Esportes. O espaço para prática esportiva apresenta uma série de deficiências, realidade que afeta outros espaços da UFPI, como a Residência Universitária.

visitasetordeesportes-99.jpg

 

Gildásio visitou o setor de esporte nesta segunda-feira (30/11). Foi a segunda visita ao local, desde que assumiu. “Vou manter o que a Universidade tem de bom e redirecionar o que não está bem”, disse Gildásio. E acrescenta: “Há muito por corrigir, por fazer e refazer”. No Setor de Esportes, o reitor conversou com professores e técnicos, e avaliou o desgaste nas estruturas e dos espaços, determinando ações para reabertura futura ao público interno e a atletas do estado.

visitasetordeesportes-124.jpg

Piscina Olímpica do Setor de Esportes

 

A limpeza do mato no acesso às salas e na Pista de Atletismo iniciou já na manhã desta segunda. Outra preocupação é a situação da Piscina Olímpica, que, segundo servidores do local, possui bombas e filtros com cerca de 30 anos de uso, ocasionando problemas frequentes pela não reposição de peças. Outra demanda é a contratação de pessoa específica para a higienização da piscina.

CAIXA D’ÁGUA

Outro item que aponta para a necessidade de renovação no Setor de Esportes da UFPI é a caixa d’agua, instalada há mais de 40 anos. Por questão de segurança, a caixa está com uso reduzido a de 30% da sua capacidade total de 30 mil litros. A construção de uma nova caixa d’água foi apontada como uma necessidade urgente pela Profa. Janete Pascoa, chefe de Departamento de Educação Física, que recebeu o Reitor e equipe.

Na quadra de basquete e de vôlei, a situação também não está boa. As tabelas de basquete estão completamente deterioradas sendo necessária substituição, além da necessidade de reparos no alambrado e piso. O uso da quadra para a prática do vôlei também precisa de hastes novas para sustentar as redes.

visitasetordeesportes-75.jpg

Reitor ergue estrutura desmontada das Gaiolas na Pista de Atletismo da UFPI

 

APOIO AOS ATLETAS

Até a recente Pista de Atletismo da UFPI, inaugurada em 2016, está com problemas, conforme constatou o reitor Gildásio Guedes. A iluminação da pista está parte sem funcionar, com lâmpadas queimadas. A gaiola (estrutura com telas para prática de arremessos) está desmontada, porque hastes de ferro que sustentam as telas ficaram empenadas e as soldas não resistiram.

 

visitasetordeesportes-35.jpg

Gildásio Guedes determinou a realização imediata de um levantamento detalhado para que sejam feitas as ações de recuperação das estruturas. “A Universidade é um patrimônio Público. E o Setor de Esporte é um símbolo nessa relação com a comunidade”, disse o reitor. Gildásio destaca ainda a importância do Setor como suporte fundamental para o desenvolvimento de atletas. “Queremos fortalecer nossas atléticas da Universidade, e os atletas da comunidade externa, as federações, clubes de corridas, pessoas em treinamento para concursos. A UFPI tem que estar de braços dado com a comunidade piauiense”, disse o Reitor.

Veja mais fotos da visita