Gildásio Guedes Fernandes é o novo reitor da UFPI

Imprimir
Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2020, 00h08

GILDASIO GUEDES.jpg

Gildásio Guedes

Gildásio Guedes Fernandes é o novo reitor da Universidade Federal do Piauí, nomeado pelo Presidente da República para exercício do mandato de quatro anos a partir de 20 de novembro de 2020.

A eleição, primeira da história realizada totalmente on-line em virtude da pandemia de Covid-19, surpreendeu com seus mais de 14 mil votos distribuídos entre as 05 chapas concorrentes. Os novos dirigentes foram escolhidos após um amplo processo democrático, dividido em duas etapas. Primeiro, foi organizada uma consulta geral à comunidade universitária no dia 12 de agosto de 2020. Num segundo momento, o Conselho Universitário se reuniu em sessão especial para nova votação, a partir do qual se formou a lista tríplice enviada ao Ministério da Educação.

Na consulta geral, o Professor Gildásio Guedes e o Professor Viriato Campelo receberam 4.499 votos de alunos, 219 votos de professores e 269 votos de servidores técnico-administrativos. No Conselho Universitário, o novo reitor recebeu 11 votos, figurando em segundo lugar na lista enviada para nomeação.

ATO.jpg

O Decreto da Presidência da República com o ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial da União do dia 19 de novembro de 2020.

A nova reitoria assume o compromisso de pôr em prática sua carta-proposta apresentada à comunidade, que teve como destaque:

• Integrar cada vez mais a UFPI à sociedade organizada do Piauí, visando ao desenvolvimento integral dos piauienses;
• Promover celeridade no ritmo das construções das obras;
• Criar plataforma de divulgação de patentes, pesquisas, projetos e empresas nascidas na UFPI para estimular a transferência de conhecimento, o desenvolvimento de projetos, processos e produtos institucionais;
• Melhorar todos os indicadores de qualidade de curso em 4 (quatro) anos: IGC 3 e 4 para 5 e ENADE 3 e 4 para 5;
• Estimular a formação de núcleos interdisciplinares e instituir política de contrapartida institucional para projetos em redes de pesquisas, aprovados junto a órgãos e agências de fomento; Estimular a formação de núcleos interdisciplinares e instituir política de contrapartida institucional para projetos em redes de pesquisas, aprovados junto a órgãos e agências de fomento;
• Manter articulação permanente com o Colégio de Pró-Reitores de Extensão das IFES e com os Fóruns de Pró-Reitores de Extensão, com vistas à proposição de políticas e o desenvolvimento de ações comuns voltadas para o fortalecimento da extensão universitária, a transformação social e o exercício da cidadania;
• Avançar nas ações que fortaleçam o complexo comunicacional da UFPI.

Conheça o novo reitor:

Gildásio Guedes Fernandes, é Professor Titular da UFPI, doutor em Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais, pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Matemática e em Educação Física e Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Foi Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância, Diretor do Centro de Ciências da Natureza, chefe do Departamento de Informática e Estatística, chefe do Departamento de Matemática, Diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação (atual Superintendência de Tenologia da Informação).

Conheça o novo vice-reitor:

VIRIATO CAMPELO.jpg

Viriato Campelo

Viriato Campelo possui graduação em Medicina (UFPI), Mestrado em Clínica Médica (UNICAMP) e Doutorado em Medicina (Ciências Médicas) pela USP na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e estágio Pós-doutoral em Epidemiologia pela Faculdade Saúde Pública/USP.

Atua em pesquisas na área de saúde pública e epidemiologia das doenças infecciosas e não infecciosas. Atualmente é professor titular e Diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFPI.