SIUFPI 2020: encerramento contou com homenagens e premiações aos melhores trabalhos apresentados

Imprimir
Última atualização em Sexta, 13 de Novembro de 2020, 19h42

A solenidade de encerramento do II SIUFPI – Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí aconteceu na tarde desta sexta-feira, (13), por meio de transmissão ao vivo no canal da UFPI TV no YouTube. O evento contou com a presença de Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Vice-reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, Coordenador Geral do II SIUFPI, Prof. Dr. João Batista Lopes, Coordenador Adjunto do II SIUFPI, Prof. Dr. Ricardo Lira, Pró-Reitores, Diretores dos Campi, Diretores de Centros, Diretores dos Colégios Técnicos, Superintendentes e Prefeita Universitária.

1 foto geral.PNG

No II SIUFPI foram mais de 6390 inscritos, com 55 atividades e centenas de apresentações acadêmicas. Para o Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI, o evento foi grandioso e permitiu que a UFPI mostrasse sua grandeza por meio de sua equipe competente. “Um grande desafio em montarmos um evento nesse formato, completamente novo, e a equipe com muita sabedoria conseguiu superar tudo e chegar no dia do encerramento exitosa. Esta pandemia nos desafiou a buscar novos caminhos, e muitos desses novos caminhos irão permanecer após a pandemia”, disse.

7 Arimateia.PNG

Foto: Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Sabemos que todo grande evento apresenta diversas dificuldades ao decorrer, no II SIUFPI não foi diferente, mas com uma equipe preparada e planejada tudo foi resolvido, é o que explica o Prof. Dr. João Batista Lopes, Coordenador Geral. “Estamos encerrando com o sentimento de satisfação e acreditando que todos os esforços foram despendidos para se atender as expectativas da comunidade ufipiana, sempre buscando-se o melhor para a nossa instituição. Assim, realizamos o que foi possível diante da organização de um evento amplo, complexo, marcado por constantes e diferenciados desafios, principalmente pelo fato da construção do SIUFPI 2020 em formato remoto e inovador, centrado nas tecnologias da informação e comunicação”, declara.

2 João Batista.PNG

Foto: Prof. Dr. João Batista Lopes

Desde o início da pandemia estamos vivendo momentos únicos em nossas vindas por meio de desafios imagináveis. Em um curtíssimo espaço de tempo tivemos que nos reinventar, tivemos que nos ressignificar, é o que comentou a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Romina Paradizzo. “A Universidade tem seu DNA presencial, em poucos meses precisou entender, se adaptar, procurar soluções, integrar e acolher, mas que nunca o tripé: ensino, pesquisa e extensão foi posto à prova. A universidade mostrou pra toda a sociedade que além de formação, somos pesquisa, somos inovação, somos serviço, somos socorro, somos fundamentais. No contexto de distanciamento social, o SIUFPI nos reaproximou”, pontuou.

6 Romina.PNG

Foto: Profa. Dra. Romina Paradizzo

O Diretor de CCHL, representando o Campus Ministro Petrônio Portella, Prof. Dr. Carlos Sait disse que o SIUFPI representa de maneira muito fiel e absoluta a capacidade e competência que a UFPI tem para desenvolver um evento desse porte, com tanta sabedoria. “A instituição se sente orgulhosa pela dimensão, por todos os trabalhos apresentados e as atividades desenvolvidas durante o evento”, afirma

2 Carlos Sait.PNG

Foto: Prof. Dr. Carlos Sait

De acordo com o Prof. Dr. Francisco Edinaldo Pinto Mousinho, Diretor do Colégio Técnico de Teresina (CTT), a realização do evento de forma online possibilitou uma maior integralização. “Parabenizo a equipe organizadora por ter encarado o desafio em realizar um evento totalmente diferente em relação a primeira edição, por conta da necessidade do distanciamento social face a esta pandemia, promovendo e superando todas as expectativas, permitindo, inclusive, uma maior interação entre os alunos dos campi fora de sede, dos Colégios Técnicos e professores, trazendo um enorme ganho para toda a comunidade da UFPI”, confirmou.

gtt.PNG

Foto: Prof. Dr. Francisco Edinaldo Pinto Mousinho

O Diretor do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus, Prof. Dr. Stélio Lima também comunga da mesma opinião sobre os benefícios de alcance do II SIUFPI. “É um tempo de agradecimento a Administração Superior e colegas de trabalho por tanta dedicação nos últimos anos de gestão. O SIUFPI, nesse formato, atende os anseios dos Campi fora de sede, que é um processo de descentralização na realização do evento”, disse.

5 Stello.PNG

Foto: Prof. Dr. Stélio Lima

Premiações

Confira abaixo a lista dos melhores trabalhos no II SIUFPI 2020.

- (X SEMEX) Premiação por área de conhecimento em Educação, Cultura, Saúde, Outros e Performance;

- (VII SEMAE) Premiação por área temática;

- (XII SDTI) Premiação por área de conhecimento;

- (XXIX SIC) Premiação por área de conhecimento;