Cinco cursos da UFPI têm nota máxima no Enade

Imprimir
Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2020, 22h22

CAPA NOTA 05 ENADE (1) (3).png

 

Os curso de Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia e Odontologia do Campus Ministro Petrônio Portella da UFPI, em Teresina, além do curso de Medicina da UFDPar, em Parnaíba, alcançaram a nota máxima, 5, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (20), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do MEC.

Na avaliação, também se destacaram cursos que obtiveram nota 4, considerada "muito boa”, em uma escala de 1 a 5. Foram as graduações: Agronomia, do Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus; Enfermagem, do Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano; Fisioterapia, da UFDPar, em Parnaíba; Enfermagem, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos; e Agronomia, Engenharias Elétrica e de Produção, Medicina e Nutrição.

Um dos indicadores de qualidade da educação superior no País, o Enade avalia o desempenho dos alunos que estão concluindo a graduação, mensurando resultados com base no programas dos cursos, desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação geral e profissional.

Na edição 2019, foram examinados 22 cursos da Instituição de todos os campi, e 95% dessas graduações obtiveram notas de 3 a 5. No total, 1357 alunos concluintes realizaram as provas da última edição do exame. Os resultados mostram que 68% dos cursos da UFPI/UFDPar avaliados no Enade conquistaram conceitos 4 ou 5. Confira as notas de todos os cursos:

 

WhatsApp Image 2020-10-20 at 15.50.47.jpeg

 

Para o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéria Dantas Lopes, os resultados no Enade 2019 refletem o esforço conjunto de toda a comunidade acadêmica para elevar o nome da Instituição. "Esse resultado vem ratificar a evolução da qualidade do ensino nos últimos anos em nossa Universidade, graças a um trabalho conjunto realizado por toda a comunidade acadêmica, pelos gestores, docentes, técnico-administrativo e estudantes, juntos, trabalhando para que a Universidade Federal do Piauí atinja a excelência em todas as suas ações, no ensino, pesquisa, extensão e na prestação de serviço à comunidade. Nossos parabéns e agradecimentos a toda a comunidade acadêmica por esse excelente resultado", avalia.

Entenda o Enade - A cada ano, o Inep e o MEC definem as áreas que serão avaliadas pelo Enade, dessa forma, cada curso superior é convocado a participar de 3 em 3 anos. Em 2019, foram avaliados cursos de bacharelado em engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins, além dos cursos tecnológicos nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Enade 2020 - Por causa da pandeia no novo coronavírus, as provas do Enade 2020, que ocorreriam no dia 22 de novembro próximo, foram adiadas pelo INEP para o ano de 2021 com data ainda a ser confirmada.