Grupo de Estudos em Teoria Política Contemporânea lança aplicativo “Mulher Eleita Já”

Imprimir
Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 16h50

Sensibilizados pela importância e urgência de debater a importância da representação políticas das mulheres e a necessidade de ter acesso facilitado as propostas e candidaturas femininas o Grupo de Estudos em Teoria política contemporânea (DOXA), coordenado pela Profa. Barbara Johas, da Universidade Federal do Piauí, enfrentou o desafio de criar uma plataforma que disponibiliza informações sobre as candidatas e suas propostas.

mulher eleita já.jpeg

A proposta da plataforma “Mulher eleita Já”, é fruto do intenso e constante debate de gênero em seus mais diversos campos. Em especial parece ser cada vez mais difícil pensar a democracia contemporânea sem levar em conta as novas configurações sobre as questões de gênero e sobre a representação política de mulheres no Brasil. 

Com o objetivo de ampliar o acesso das pessoas as candidaturas femininas, o projeto prevê atualizações e ferramentas que devem acompanhar atuação das mulheres durante seus mandatos. “No ano de 2018 após as eleições conseguimos agregar informações sobre candidatas eleitas. Após um longo período de trabalho transformamos a ferramenta em um aplicativo que disponibiliza as informações sobre as candidatas e propostas. Nessa versão estamos disponibilizando informações referentes as candidaturas no Piauí e no Maranhão”, explica a Profa. Barbara Johas.

Além dessas informações as pessoas podem também acessar estatísticas e manuais destinados a organização e estruturação de candidaturas femininas. Vale ressaltar que os dados estarão disponíveis assim que as candidaturas forem homologadas pelo Tribunal Eleitoral.

Essa é uma iniciativa criada a partir da pesquisa e da extensão com alunos do curso de Bacharelado em Ciência política da UFPI.

Para baixar o aplicativo: Mulher Eleita Já! – Apps no Google Play