"Desafios do Magistério na Era da Informação Digital" é tema do Seminário Regional UniRede Nordeste

Imprimir
Última atualização em Terça, 29 de Setembro de 2020, 19h15

Na manhã desta terça-feira (29) aconteceu a abertura do Seminário Regional UniRede Nordeste 2020. O evento que está acontecendo hoje (29) e amanhã (30), em caráter online, e é realizado pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), pela Associação Universidade em Rede (UniRede) e pela Universidade Aberta do Brasil – UAB.

A mesa de abertura reuniu o Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, o Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), o Prof. Dr. Alexandre Martins, Presidente da Associação Universidade em Rede (UniRede), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Paulo Henrique Gomes de Lima, Reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Profa. Ma. Joseane Leão, Pró-Reitora de Planejamento e Finanças da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

                  Captura de Tela (555).pngMesa de abertura do Seminário          

O Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) ressaltou a satisfação de promover o seminário no ano de 2020. “Esse é um evento que acontece todos os anos em todos os estados do nordeste, sendo escolhido um para promovê-lo. Esse ano a Universidade Federal do Piauí (UFPI), que mesmo em época de pandemia, é a representante de todas as universidades associadas da região nordeste, tem demonstrado com trabalho e esforço de todos os envolvidos o sucesso desse seminário”, disse.

Em seguida, o Prof. Dr. Alexandre Martins, Presidente da UniRede trouxe em sua fala elogios à escolha do tema do seminário nordestino “Os Desafios do magistério na era da Educação Digital”. E ao cumprimentar os participantes da mesa de abertura, aproveitou para ressaltar a importância da discussão do tema. “A UniRede, por ser composta por instituições públicas de educação superior, vê que é um grande momento para realizar parcerias e discutir os temas que são de interesse das instituições públicas que fazem e promovem a educação pública superior no Brasil, sobretudo a educação aberta mediada por tecnologia”, destacou.

O tema do evento também esteve presente na fala de Joseane Leão, Pró-Reitora de Planejamento e Finanças da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) que representou o reitor da Instituição. “Esse tema é um tema que a gente deve, cada vez mais, ampliar as discussões porque como dizem os especialistas essas mídias e o avanço promovido pela pandemia na necessidade de utilização delas vieram para ficar e vão mudar a nossa sociabilidade tanto na vida pessoal como no trabalho e nas nossas atividades profissionais”, ressaltou.

A importância da parceria entre as instituições públicas para o fortalecimento da promoção de uma educação superior de qualidade foi evidenciada na fala do Reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima. “Essa relação em rede das instituições é muito importante e de certa forma potencializa o que há de melhor em cada uma e com isso, a gente constrói uma força maior com o objetivo de levar o que nós oferecemos de melhor: educação, pesquisa e inovação”, salientou.

A UFPI tem se destacado na oferta da modalidade de ensino mediado por tecnologia, sendo a Universidade que tem o maior número de estudantes nessa modalidade, entre todas as federais. “É uma das maiores graças ao trabalho realizado por toda a equipe do nosso Centro de Ensino Aberto e à Distância. Costumo dizer que a qualidade do ensino não depende da modalidade pela qual ela é ofertada, mas sim pela competência da equipe. E nós temos uma equipe muito competente trabalhando no nosso ensino a distância”, concluiu o Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Após a abertura, o Seminário seguiu a sua programação com Palestras, Mesas de Debates e Oficinas que seguem até amanhã, 30 de setembro. Confira a programação aqui.