Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí financia manual de trabalho em período da pandemia

Imprimir
Última atualização em Terça, 29 de Setembro de 2020, 15h21

Formado por uma equipe interdisciplinar de médicos, enfermeiros, biomédicos, biólogos e nutricionistas, o projeto "Modo Covid-19" já ocupa diversas plataformas multimídias com a proposta de levar informação a cerca do novo coronavírus, o SARS-CoV-2. Um grupo vasto, formado por professores e acadêmicos da UFPI e representantes de empresas privadas, tendo como objetivo em comum a construção de um manual que sirva como base para os setores público e privado no combate ao Covid-19.

O projeto é custeado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), o financiamento ocorreu em formato de edital, lançado pelo governo do Estado no mês de abril. A pesquisa produzida pelos profissionais é repassada à população de maneira didática e de formatos variados pela internet. Utilizando de vídeos pelo youtube, produção de conteúdo no instagram: modocovid19 , twitter e podcast, a última plataforma já conta com um total de 13 episódios publicados, com uma faixa de 480 ouvintes no total e disponível nas principais plataformas de música e agregadores do Brasil.

WhatsApp Image 2020-09-29 at 12.04.36.jpeg

Professores coordenadores do projeto MODO COVID-19 e laboratórios parceiros

O grupo é coordenado pelo Prof. Dr. João Marcelo de Castro que explica os objetivos dessas produções de conteúdo para a população. “O projeto tem como um dos objetivos usar mídias digitais para impulsionar o conhecimento sobre o assunto. Nesse caso, criamos diferentes conteúdos em forma de podcasts. Todos os podcasts foram gravados com profissionais cujas graduações estão diretamente envolvidos com a pandemia do SARS-CoV-2, produzimos conteúdos que seja de interesse da maioria, uma forma de repassarmos um pouco da nossa pesquisa em nossas plataformas”.

WhatsApp Image 2020-09-29 at 12.04.36(2).jpeg

Prof. Dr. João Marcelo de Castro

O propósito do podcast é debater a cerca do Covid-19 em diversos setores da sociedade, com temáticas interdisciplinares, recebendo convidados de uma vasta área de atuação, esclarecendo as fake news e o que sonda o nosso dia a dia. O público-alvo é a população e empresários a exemplo do episódio Restaurantes como alvo da COVID-19 que trata sobre as novas normas de segurança nesses espaços, a segurança da equipe e cliente, higienização e armazenamento.

Figura 2. .

WhatsApp Image 2020-09-29 at 12.04.36(1).jpeg

Profissionais que já passaram pelo podcast MODO COVID-19

A nutricionista e mestranda, Ana Rafaela, ressalta e explica como é elaborado o material do podcast. “De acordo com o contexto dos assuntos mais comentados em relação ao COVID-19, buscamos trazer essas temáticas para os episódios, para tentar caminhar em conjunto com o interesse dos nossos ouvintes, ou então buscarmos assuntos não tão abordados, mas que possam despertar a curiosidade da população. Desse modo convidamos profissionais de diversos setores, para ter uma maior credibilidade no repasse do assunto”.

Assim que possível, os pesquisadores visitarão as sedes de algumas empresas com material para intervenções, aplicação de questionário e distribuição de folders aos colaboradores locais.