Professoras dos cursos de graduação e mestrado em Geografia da UFPI publicam e-book intitulado “O ensino de Geografia e a cidade de Teresina”

Imprimir
Última atualização em Quinta, 17 de Setembro de 2020, 16h12

As professoras doutoras do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mugiany Oliveira Brito Portela, Bartira Araújo da Silva Viana e Iracilde Maria de Moura Fé Lima organizaram o e-book “O ensino de Geografia e a cidade de Teresina”. Composto por seis capítulos, a obra apresenta diferentes discussões com temáticas que estão presentes no currículo do ensino de Geografia da Educação Básica, mas com um olhar mais voltado para a cidade de Teresina.

17.09.20.png

De acordo com as organizadoras do e-book, o interesse pela elaboração do livro surgiu da preocupação com a qualidade do ensino sobre a cidade de Teresina, haja vista, a pouca produção de textos voltados para essa temática, bem como, por identificarem, de modo geral, o desconhecimento de que o ensino de Geografia seja importante, tanto quanto ao ensino de outras matérias na Educação Básica e, por isso, consequentemente precisarem mudar essa concepção.

As autoras ressaltam que o livro em todos os textos produzidos encaminha a dimensão do conhecimento geográfico e de como este é essencial para a vida cotidiana. Desse modo, elas acreditam que a Geografia está em melhores condições de entender e desenvolver na escola os conteúdos referentes à cidade, pois as interferências da sociedade nesse espaço, que está em constante transformação, são mais suscetíveis à construção de um pensamento que inclua o cotidiano.

A apresentação das propostas para o ensino de Geografia acerca da cidade de Teresina consiste em um passo inicial rumo a conceito mais detalhado das abordagens sobre a cidade e o cotidiano das pessoas que nela vivem, explicam as professoras. Confirmam que a intenção é, antes de tudo, mostrar que existe um caminho alternativo para ensinar a cidade de Teresina, de forma mais crítica e ativa, de acordo com os princípios de Vygotsky (2000), que os quais orientam uma formação escolar voltada para a construção do pensamento. Como cautela, as propostas têm o objetivo de contribuir para a formação dos professores, na expectativa de que eles reflitam e façam as necessárias adequações às suas realidades.

Capítulos

O primeiro apresenta uma discussão sobre a importância do ensino de Geografia para a compreensão da cidade de Teresina; o segundo capítulo, dialoga sobre propostas de linguagens e metodologias para o ensino de Geografia; o terceiro traz um panorama sobre alguns aspectos históricos e ambientais da cidade; o quarto, o quinto e o sexto capítulos tratam de alguns aspectos econômicos da cidade de Teresina (como mineração, indústrias, comércio e serviços) e as transformações no espaço urbano da cidade.

Convidamos você para fazer a leitura do livro e junto conosco pensar nas possibilidades de encaminhamentos didáticos que contribuam para o ensino-aprendizagem de Geografia, no aporte à construção da cidadania. Boa leitura!!

O E-book pode ser acessado no link a seguir: http://gaae.com.br/livros