SIUFPI 2020 é lançado oficialmente na tarde desta quarta-feira e data de realização é divulgada

Imprimir
Última atualização em Quarta, 09 de Setembro de 2020, 18h06

Com o tema “UFPI: compromissos, desafios e patrimônio social no contexto da pandemia” o evento Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI) teve seu lançamento oficial realizado na tarde desta quarta-feira (09), às 16h, pelo canal UFPI TV, no Youtube. Após a abertura foi exibido o vídeo da primeira edição do SIUFPI, em 2019. 

siufpi 1.png

Lançamento oficial do SIUFPI 2020 é transmitido pelo canal da UFPI no Youtube

Durante a solenidade, foram divulgadas as datas do lançamento do site com a programação completa do SIUFPI 2020, que será no dia 09 de outubro, e da realização do evento, que acontecerá do dia 09 a 13 de novembro.

O maior evento de integração e divulgação das ações institucionais da UFPI congrega os dez seguintes eventos: XXIX  Seminário de Iniciação Científica, XII Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, X Seminário de Extensão e Cultura, VI Mostra de Comunidades, I Seminário de Ensino de Graduação, I Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos da UFPI, IV Ciclo de Palestras da PRPG e VII Seminário de Assistência Estudantil.

Em virtude das restrições e recomendações de distanciamento provocadas pela pandemia da Covid-19, ambos os eventos, bem como o lançamento realizado nesta tarde, acontecerão no formato on-line.

O Prof. Dr. João Batista Lopes, Coordenador de Pesquisa e Inovação e Coordenador Geral da segunda edição do SIUFPI, ressaltou durante a solenidade o objetivo do evento, fazendo uma retrospectiva do processo de idealização e planejamento até que a primeira edição fosse realizada em 2019. “Os Seminários Integrados têm o objetivo de apresentar para a sociedade as realizações da UFPI nas grandes áreas que sustentam o fazer nas universidades, a saber, o ensino, a pesquisa e a extensão. O SIUFPI foi criado em 2019, mas decorre de um processo histórico de desenvolvimento de vários eventos nesta Instituição. Com o tempo, grupos de pesquisadores coordenados pela então Pró-Reitoria de Pós-Graduação, sentiram a necessidade de mostrar à sociedade as produções da UFPI, especialmente no que diz respeito aos conhecimentos voltados à necessidade do nosso Estado”, comenta.

O coordenador geral ressalta ainda as mudanças no evento por conta da pandemia da Covid-19. “Agora, em 2020, a realização presencial deste evento se tornou inviável, mas o SIUFPI está integrado às tecnologias para sua completa realização”, afirma o professor.

siufpi 2.png

O Prof. Dr. João Batista Lopes, Coordenador Geral da segunda edição do SIUFPI

Para o magnífico Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a realização da segunda edição do SIUFPI constitui mais um desafio a ser superado com êxito.

"O SIUFPI 2019 foi um grande sucesso e também um desafio. Antes os seminários aconteciam de forma isolada e passamos a realizar os eventos em conjunto. Agora, mais um desafio: realizar os seminários juntos, mas de forma remota, on-line. E o sucesso deste evento, sem dúvidas, vai depender da adesão de professores, pesquisadores e extensionistas para que se tenha uma participação maciça. A expectativa é que tenhamos mais um evento exitoso, inclusive como uma forma de encerrar nossa gestão da melhor maneira. Desde já, parabenizo toda a equipe de organização deste evento e a todos os pró-reitores engajados”, destaca o Reitor.

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI

Fizeram parte da solenidade lançamento: o Magnífico Reitor da Universidade, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; o Coordenador de Pesquisa e Inovação da UFPI e Coordenador Geral do SIUFPI 2020, Prof. Dr. João Batista Lopes; a Pró-Reitora da PRAEC, Profa. Dra. Adriana Azevedo Paiva; a Pró-Reitora da PREXC, Profa. Dra. Cleania de Sales Silva; o Coordenador de Programas Stricto Sensu, Prof. Dr. Welter Cantanhêde da Silva, representando a Pró-Reitora da PRPG, Regina Lúcia Ferreira Gomes; a Pró-Reitora da PREG, Profa. Dra. Romina Paradizzo; o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto; o Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento, Prof. Dr. André Macedo Santana; o Superintendente da SEBTT, Prof. Dr. Francisco de Assis Sinimbu Neto; a Superintendente da SCS, Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado; o Diretor do Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, Prof. Dr. Stélio Bezerra Pinheiro de Lima; a Diretora do Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano, Porfa. Dra. Edmilsa Santana de Araújo; a Diretora do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, Prof. Dr. Francisco Gleison da Costa Monteiro.

Toda a comunidade geral e acadêmica é convidada a acompanhar o próximo evento, no dia 9 de outubro, quando será oficialmente lançado o site do SIUFPI 2020 com a programação completa. Inscreva-se no canal UFPI TV e ative as notificações para acompanhar a transmissão!