II Encontro de Medicina do CSHNB discute o uso de tecnologias na saúde no Sertão do Piauí

Imprimir
Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2019, 16h19

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí em Picos sediou, entre os dias 16 e 18 de outubro, o II Encontro de Medicina do CSHNB/UFPI. Este ano o evento trouxe o tema: Atenção, Tecnologias e Saúde no Sertão do Piauí.

evento medicina 120191021161035

Acadêmicos da quarta turma do curso de Medicina do CSHNB, diretor do Campus, Gleison Monteiro, e professores

Estiveram presentes participando das atividades quase duzentos estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Ciências Biológicas tanto da UFPI quanto de outras instituições de ensino superior. A organização do evento contou com o apoio de quinze monitores escolhidos através de seleção e diversos palestrantes.

Conforme o coordenador geral do evento, professor Renato Mendes, além de conhecimento e troca de experiências, o encontro despertou a preocupação social. Durante as inscrições foram arrecadadas fraldas geriátricas e alimentos não perecíveis para os idosos do Abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho.

A mesa de abertura do II Enmed, na manhã de quarta-feira (16), no auditório Fontes Ibiapina, foi composta pelo diretor do campus, Gleison Monteiro, a coordenadora do curso de Medicina, Patrícia Batista, o coordenador geral do evento, professor Renato Mendes, a professora Ticiane Amorim e da monitora Gabrielly Costa. Em seguida aconteceu a palestra com a médica Andreya Macedo sobre as tecnologias e saúde.

evento enfermagem 220191021161252

Mesa de abertura do II Enmed

Na programação do primeiro dia de evento no turno da tarde foram realizados nove minicursos abordando as seguintes temáticas: Doenças Parasitárias do Semiárido; Abordagem terapêuticas no Tratamento do Câncer; Revisão Sistemática; Produtos Naturais no Tratamento do Câncer; Construção de Cenários de Simulação; ADIPI – Atenção Integrada as Doenças Prevalentes na Infância; Aproveitamento integral do alimento; Uma nova visão sobre o tratamento do câncer: metabolismo tumoral e modulação terapêutica; Estratégias de abordagem familiar e o desafio da integralidade na APS.

evento medicina 320191021161418

Minicurso sobre Rastreamento e abordagem terapêutica do câncer de pele com o professor Paulo Victor Marques

Na quinta-feira (17) ocorreu a apresentação de pôsteres no pátio central do campus. Conforme a comissão científica do evento foram inscritos e expostos no segundo dia de atividades cinquenta e nove trabalhos. À tarde, o médico Luimar de Jesus Santos palestrou sobre Inovações e tecnologias em saúde e a equipe do SAMU de Picos, representada pelo médico Robson Araújo e o enfermeiro Levi de Sousa ministraram curso abordando a temática: Atendimento ao Politraumatizado.

evento medicina 420191021161543

Apresentação de pôsteres no pátio central do campus CSHNB

Na sexta-feira (18) pela manhã, no auditório Fontes Ibiapina, ocorreu a palestra sobre Inteligência artificial e visão computacional aplicados a problemas de saúde conduzida pelo professor do curso de Sistemas de Informação do CSHNB, Flávio Henrique Duarte de Araújo, além da premiação com Menção Honrosa dos trabalhos melhor avaliados e entrega das fraldas geriátricas e alimentos arrecadados no Abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho.

evento medicina 520191021161713

Entrega das fraldas e alimentos arrecadados no Abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho

O II Encontro de Medicina do CSHNB/UFPI encerrou no dia 18 de outubro, data em que celebra o dia do Médico, com a Cerimônia do Jaleco da Quarta turma do curso de Medicina animada pelos integrantes do Projeto de Musicoterapia coordenado pela professora Katrine Bezerra Cavalcanti.

evento medicina 620191021161832

Estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina que participam do Projeto de Musicoterapia em Picos

Na ocasião estiveram presentes, além dos acadêmicos ingressantes no curso em 2019.2, os seus familiares que representados pela educadora Elizabet Gonçalves da Silva França, mãe do estudante Tarcisio Meireles, natural de Crateús - Ceará, fez uso da palavra no evento e destacou a satisfação de ver tanto o seu filho quanto os colegas vivenciarem essa nova etapa na vida.