Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > EDUFPI > Livros - EDUFPI > Cerimônia de lançamento do 16º Salão do Livro do Piauí
Início do conteúdo da página

Cerimônia de lançamento do 16º Salão do Livro do Piauí

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

DSC_6693.JPG

 

Comunidade acadêmica, autoridades políticas, intelectuais, a imprensa piauiense e leitores prestigiaram o lançamento do Salipi, que para o ano de 2018 traz como frase-chave “Uma casa sem livros é um corpo sem alma”. O evento permanece em corealização entre a Universidade Federal do Piauí e a Fundação Quixote, impulsionando o calendário cultural do estado. O Salipi ocorre entre os dias 1º e 10 de junho, no espaço Rosa dos Ventos. Este é o quinto ano consecutivo em que a Universidade sediará o evento. O evento oferece dezenas de estandes com venda de livros, oferta de cursos, bate papo literário, palestras, exposições, música, dança, apresentações  e teatrais.

Por movimentar anualmente 180 mil pessoas, o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, reconheceu o salão do livro como o evento que recebe o maior público externo, dentre as atividades que são realizadas na Instituição. Em sua fala, na cerimônia de lançamento, o Prof. Dr. José Arimatéia cumprimentou os presentes e destacou o impacto do Salipi para aproximar as atividades da Universidade com o público externo, especialmente.

 

 

DSC_6493.JPG

Professor José Arimatéia Dantas Lopes, reitor da UFPI

 

 "Fizemos pontes com a comunidade externa, com o objetivo de levar a UFPI para fora de seus muros e trazer a comunidade para o interior da Universidade, essa parceria trouxe muitos benefícios, pois o Salipi cresceu e sem dúvida nenhuma nós temos a participação maior dos estudantes, dos professores e técnicos da universidade”, comentou Lopes.

Os lançamentos da Editora Universitária (EDUFPI) têm espaço confirmado nesta edição e mantêm a tradição de apresentar as produções acadêmicas feitas dentro da UFPI, com incentivo à leitura e à promoção do desenvolvimento do Piauí.

 

DSC_6659.JPG

Vice-Governadora do Piauí, Margarete Coelho

A Vice-Governadora do Piauí, Margarete Coelho, prestigiou o evento, representando o Governador Wellington Dias, que, em decorrência de outras agendas, não pôde participar da solenidade. Margarete Coelho cumprimentou os envolvidos na realização do Salipi e o público presente na cerimonia, disse ,em sua fala, que o evento “é de grande importância para o nosso estado. O Piauí tem grandes vocações para as letras, nossa produção literária é muito intensa”. Para ela, o encontro de tribos também é uma característica importante do Salipi. “É o fórum em que a literatura e a arte se integram nas suas mais diversas modalidades, faz a interlocução entre outras culturas, outras literaturas, isso é muito importante. Estou aqui para desejar que o Salipi seja o sucesso que ele sempre foi”, arrematou.

convite.jpeg

 

Atrações - Nomes como Márcia Tiburi, Bráulio Bessa e Germano Dutra estão entre os palestrantes confirmados. A grande novidade desta edição será o curso de Literatura Clássica, dividido em quatro módulos durante dois dias, no Cine Teatro da UFPI, com a professora piauiense, Danny Barradas. O SALIPI 2018 homenageará o escritor, historiador e professor Arimathéa Tito Filho. Também será relembrado o centenário do nascimento do crítico literário Antônio Cândido e de morte do poeta popular Leandro Gomes de Barros e de Olavo Bilac.

Responsável por apresentar a proposta visual, os palestrantes e as atrações de forma geral, o presidente da Fundação Quixote, Prof. Kássio Gomes, agradeceu as parcerias com o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina e UFPI. 

 

DSC_6651.JPG

Presidente da Fundação Quixote, Prof. Kássio Gomes

 

"É uma luta em prol da cultura do nosso estado. O salão deve acontecer com toda a segurança e, claro, rompendo os obstáculos para que se firme com um evento acessível e que marque o calendário do estado de uma maneira muito positiva” finalizou.

O Salão do Livro possui edições em municípios como Valença, Bom Jesus, Altos, José de Freitas, Pedro Segundo e Picos.  

Todas as informações e inscrições em eventos no site  www.salipi.com.br.

Mais fotos:

 

 

DSC_6778.JPG

 

 

DSC_6643.JPG

 

DSC_6498.JPG

 

SALIPI.jpg

Fim do conteúdo da página