Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CCHL: Tela Sociológica nos cem anos de Ingmar Bergman
Início do conteúdo da página

CCHL: Tela Sociológica nos cem anos de Ingmar Bergman

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), divulga a Tela Sociológica nos cem anos de Ingmar Bergman, que será realizada no dia 10 de setembro, às 16h, na Sala de V[ideo II (CCHL / UFPI). A programação contará coma a exibição filme "O olho do Diabo".

Ingmar Bergman foi um cineasta e dramaturgo sueco. Considerado um marco na história do cinema, dirigiu filmes aclamados pela crítica, como Persona, O Sétimo Selo, Gritos e Sussuros, Cenas de um Casamento. Alguns dos temas centrais das suas obras estão centrados no estudo psicológico dos personagens e das famílias disfuncionais, assim como na angústia causada pela ausência de um Deus, deixando o ser humano abandonado entre Deus e o Diabo.

Hoje, se vivo, teria 100 anos de idade

.man.png

Ingmar Bergman

Sinopse do filme

O Olho Do Diabo é uma das raras comédias de Ingmar Bergman. O filme começa com o epígrafe “Uma virgem é um terçol no olho do diabo”. E logo depois estamos no inferno onde o diabo (Stig Järrel) convoca o lendário sedutor Don Juan (Jarl Kulle), residindo agora no inferno, a fim seduzir a inteiramente virgem Britt-Marie (Bibi Andersson) filha de um pastor, às vésperas de seu casamento, para que seu olho fique curado. Mas as coisas não caminham tão bem como planejado por Don Juan quando Britt-Marie prova ser uma conquista mais difícil do que o esperado.

ol.jpg

Imagem do filme "O olho do Diabo", escrito e dirigido por Ingmar Bergman 

Tela Sociológica

Comandado há 17 anos, sem interrupções, pelo professor do Departamento de Ciências Sociais, Dr. Francisco de Oliveira Barros Júnior, o projeto Tela Sociológica tem o objetivo de exibir filmes que cruze olhares científicos, filosóficos e artísticos, para assim exercitar saberes abertos, rompendo barreiras disciplinares.

O Tela Sociológica funciona sempre na Sala de Vídeo II, localizada no CCHL - Campus Ministro Petrônio Portella. No dia 10 de Setembro, às 16h, exibe o filme "O Olho do Diabo" de Ingmar Bergman, em homenagem aos 100 anos do cineasta.

Fim do conteúdo da página