Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Lançamentos e doação de livros ao Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano

Lançamentos e doação de livros ao Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano

UFPI CAFS - Lançamentos Livros - 24.08.2018 - Renan Marques (1).JPG

FLORIANO – Aconteceu, na sexta-feira (24/08/2018), no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano (PI), o lançamento de duas obras editadas pela Editora da UFPI (EDUFPI). A primeira, nomeada Bioacústica dos Anfíbios Anuros do Centro-Sul do Piauí é um audiolivro, composto por conteúdo textual bilíngue, em português e inglês, acompanhando um CD ou acesso online via QR-CODE, que disponibiliza sons diagnósticos de anfíbios anuros do Piauí, servindo como ferramenta à conservação ambiental e pesquisa herpetológica na região.

A outra obra Manual de Aulas Práticas em Biologia Celular e Molecular, apresenta, de modo didático e educativo, uma coletânea de roteiros de aulas experimentais, pra facilitar a abordagem dos temas mais relevantes em Biologia Celular e Molecular. Esta obra também teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

Na solenidade estiveram presentes o Magnífico Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, o Diretor do Campus Amílcar Ferreira Sobral, Prof. Dr. Mauro Sérgio Cruz Souza Lima, Profa. Dra. Maria Regiane Araújo Soares, coordenadores de curso, docentes, discentes e técnico-administrativos do Campus.

UFPI CAFS - Lançamentos Livros - 24.08.2018 - Renan Marques (83).JPG

Para a egressa do Curso de Ciências Biológicas do CAFS, Maira Caroline, atuamente mestranda da em Zoologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), o livro Bioacústica dos Anfíbios Anuros do Centro-Sul do Piauí foi muito importante na sua formação. “Visitamos várias cidades do Estado do Piauí, gravando várias espécies, e eu acredito que essa obra também será importante tanto para alunos que estão começando a pesquisar e apreender a diferenciar os sons dos indivíduos e os parâmetros acústicos das espécies, como também para pesquisadores que já tem muito tempo estudando anfíbios, porque o Piauí é uma área ecotonal, onde tem cerrado e tem caatinga, e ainda é pouco estudado. Eu acredito que outros pesquisadores vão ser beneficiados por ver essas espécies, essas vocalizações e poder trabalhar com eles”, finalizou Maira Caroline.

UFPI CAFS - Lançamentos Livros - 24.08.2018 - Renan Marques (90-2).jpg

Maria José Alves de Passos, egressa do curso de Ciências Biológicas, ao lado das professoras Maria Regiane Araújo Soares e Ana Emília Quezado Figueiredo, organizadoras da obra.

Maria José Alves de Passos Barbosa, também egressa do curso de Biologia do CAFS, destacou o Manual de Aulas Práticas em Biologia Celular e Molecular. “A conclusão desse projeto foi de suma importância para minha formação e também será para as formações futuras porque ele é um livro altamente didático. Bem contextualizado, trás práticas para o nosso dia-a-dia, sendo altamente fácil de qualquer pessoa que queira explorar esse mundo, que é muito pequeno e quase invisível. Será útil tanto para alunos do ensino fundamental e médio quanto para as aulas experimentais no ensino de graduação”, frisou Maria José.

UFPI CAFS - Lançamentos Livros - 24.08.2018 - Renan Marques (34-2).jpg  UFPI CAFS - Lançamentos Livros - 24.08.2018 - Renan Marques (29-2).jpg

O reitor da UFPI, Prof. Arimatéia Lopes, parabenizou toda a Comunidade Acadêmica do CAFS pelo trabalho e pelo zelo na manutenção do Campus, e destacou a importância para o desenvolvimento da ciência de haver registro por meio de publicações. “Hoje na UFPI isto só é possível por termos revitalizado nossa editora e nossa gráfica. Hoje a EDUFPI é a maior editora do Piauí, e além de produzir, nós estamos divulgando, participando de Feiras do Livro e Bienais pelo Brasil e também no exterior. Neste trabalho também incentivamos os nossos professores, nossos estudantes e nossos pesquisadores para produzir e também de divulgar suas pesquisas por meio dessas obras”, finalizou o Reitor.

UFPI CAFS - Lançamentos Livros - 24.08.2018 - Renan Marques (76).JPG

DOAÇÃO – Além os dois livros lançados, na oportunidade o Reitor da UFPI entregou à para a Biblioteca Setorial do CAFS, 75 exemplares dos últimos 15 títulos lançados pela EDUFPI. O termo de doação foi recebido pela chefe do setor, a Bibliotecária Clésia Barbosa. “Agradeço ao magnífico Reitor a doação dos títulos a Biblioteca do Campus Amílcar Ferreira Sobral, e ressalto a importância dessas obras para comunidade acadêmica, que se beneficiam de informação com qualidade agregando um maior conhecimento ao seu processo de ensino –aprendizagem”, ressaltou Clésia.

Veja mais fotos: