SCS realiza campanha de mobilização na UFPI em prol da V edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais da Andifes

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

WhatsApp Image 2018-02-07 at 15.29.24.jpeg

Pensar no ensino superior das Universidades Federais (UFs) do país é pensar no desenvolvimento do Brasil, e para isso é necessário fomentar e condicionar políticas públicas e assistencias. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) é representante oficial das UFs na relação com o governo federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral. Em meio ao cenário político do Brasil, este importante órgão trabalha em defesa da educação por meio da quinta Edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais (V PPSEUFs). A  Andifes objetiva conhecer o perfil dos estudantes, assim como auxiliar nas demandas de assistência estudantil.

Os estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) têm contribuído de forma extremamente positiva na V PPSEUFs. Há mais de oito dias, a UFPI tem permanecido em 1° lugar no ranking com o preenchimento de dados. Cerca de 23% do corpo discente já respondeu ao questionário. Essa contribuição pode ser compreendida por meio do incentivo dos próprios estudantes que têm compartilhado a pesquisa em suas redes sociais, motivando seus colegas a participarem e a entenderem a relevância deste questionário.

As campanhas de incentivo da V PPSEUFs têm sido construídas por estudantes/bolsistas do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFPI junto a Superintendência de Comunicação Social (SCS) da UFPI. Utilizando as principais redes sociais da Instituição, Instagram e Facebook. Dessa forma, foi possível alcançar os estudantes em período de férias, utilizando uma linguagem simples e direta.

Criar,  produzir, editar e apresentar são aspectos importantes que envolvem o campo do profissional da Comunicação. O estudante de Comunicação Social – Jornalismo/UFPI do 5° período e bolsista/SCS, Euro Viveiros, afirma que "além de despertar o senso profiossional, a campanha de mobilização para pesquisa está sendo promovida de maneira singular, além de possibilitar para nós (estudantes) a conscientização dos recursos públicos, mediante os cortes na educação, apresentando um panorama das circunstâncias das políticas de assistência estudantil com a realidade dos estudantes", disse.

II-ESTUDANTE-DE-COMUNICAÇÃO-EURO-VIVEIROS.png

 Estudante de Comunicação Social – Jornalismo/UFPI do 5° período e bolsista/SCS, Euro Viveiros

A Superintendente da Comunicação da UFPI, Profa. Dra. Jacqueline Dourado, fala da relevância da construção do material de divulgação da V PPSEUFs feita pelos estudantes. “O envolvimento e engajamento dos estudantes que são bolsistas da Comunicação na construção da melhor forma da divulgação da pesquisa, criou uma identidade com a cara da UFPI. Acredito que por este motivo é que estamos à frente na pesquisa, por conta desta identidade feita por e para estudantes", destacou.

PROFA.-DRA.-JACQUELINE-DOURADO.png

Superintendente da Comunicação da UFPI, Profa. Dra. Jacqueline Dourado

O Técnico Administrativo da SCS/UFPI, Manoel Eduardo, revela a metodologia ultilizada nos bolsistas da SCS e como tal aspecto proporcionou a produção de divulgação da pesquisa da Andifes. “Fazer aprendendo, esta é a forma que trabalhamos aqui, a construção em equipe. Um produz, o outro edita e o outro apresenta. Todos os bolsistas passam pela criação até a finalização do material. Os conteúdos realizados para mobilização da pesquisa, além do seu objetivo principal, tiveram uma função de prática para os estudantes”.

TEC-ÁDIO-VISUAL-MANEUL-EDUARDO.png

 Técnico Administrativo SCS/UFPI, Manoel Eduardo