Editora Universitária (EDUFPI) celebra 25 anos

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.49.55.jpeg

Mesa de abertura da solenidade dos 25 nos da EDUFPI

A Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) fundada no dia 22 de outubro de 1992, completou 25 anos. São basicamente 9.132 dias como editora de produção científica,histórica, técnica e literária da Universidade.  O tempo voou e, um quarto de século depois, a EDUFPI vem crescendo cada dia mais, lançando novos autores e investindo em obras fundamentais para o público acadêmico e se consolidando como um canal de comunicação com a sociedade disseminando conhecimento e apoiando uma pluralidade de obras.

Como parte das celebrações, na noite da última sexta-feira (27), a UFPI realizou, às 19h, na sede da Editora Universitária e da Livraria Universitária Monsenhor Melo, uma solenidade de comemoração de seus 25 anos. 

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.49.12.jpeg

Da esquerda para a direita: o Presidente da Cepro e na celebração representando o Governador do Piauí, Antônio José Castelo Branco Medeiros Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado, Superintendente de Comunicação Social, a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, o ex-reitor da UFPI, prof. Dr. Charles Camillo da Silveira e o Diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Alaggio.  

Estiveram presentes na solenidade de comemomoração, a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, a Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado, Superintendente de Comunicação Social, o Diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Alaggio, o coordenador da Gráfica da UFPI, Prof. Ms. Renan Marques, o Diretor da Rádio FM Universitária, Prof. Dr. Paulo Fernando de Carvalho Lopes, a Profa. Dra. Regina Lúcia Ferreira Gomes, Pró-Reitora de Pós-Graduação, o Pró-reitor da Propesq, Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto, a Pró-reitora da PRAEC, profa. Dr. Adriana de Azevedo Paiva, o Prof. Paulo Ramalho, Diretor do CCA, o Diretor do Centro de Ciências da Educação prof. Dr. Luís Carlos Sales, o Diretor do Centro de ciências da Saúde, prof. Dr. Viriato Campelo, a Diretora do Centro de Tecnologia, profa. Dra. Nícia Formiga, o Coordenador de Formação Continuada, Prof. Dr. Marcos Antônio Tavares Lira, a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo, a Profa. Dra. Maria de Jesus Farias Medeiros, coordenadora do Curso de Moda Design e Estilismo, o Presidente da Cepro e na celebração representando o Governador do Piauí, Antônio José Castelo Branco Medeiros, o Presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Piauí (FAPEPI) Prof. Francisco Guedes, o Presidente da Academia Piauiense de Letras, o professor Nelson Nery Costa, o Superintendente da Federação Cultural e de Fomento a Pesquisa Ensino e Extensão Inovação (FADEX), prof. Dr. Livio Nunes, o Presidente da Academia Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia e da Academia de Medicina, Dr. Itamar Costa, o Professor Dr. Laerte Magalhães, funcionários da Gráfica da UFPI e dentre outros professores,  amigos e parceiros da EDUFPI prestigiaram o evento. 

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.49.43.jpeg

Diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Alaggio

“Obrigado a todos por terem vindo a esta comemoração. Estou de coração aberto e muito feliz por vocês estarem aqui. Muitas vezes as pessoas perguntam, qual é o sentido da editora dentro da Universidade Federal do Piauí? Por um bom tempo eu vim questionando está indagação e desenvolvendo algumas respostas e acho que a EDUFPI nestes 25 anos, compôs muitas importantes funções dentre da instituição. A primeira função é aquela básica relação entre universidade e sociedade, no sentido de extensão do conhecimento para fora e para dentro da universidade nas mais diversas formas. Outro papel nosso, é ajudar o professor que tem dificuldade em fazer o livro. Estou aqui diante de vários professores que publicaram livros na nossa editora e eles tiveram dificuldade. O livro não é uma tese, uma dissertação, mas sim uma obra de arte. É um artefato cultural e isso não é fácil de fazer. Possibilitar aos nossos professores, a toda comunidade acadêmica e toda sociedade piauiense produzir um livro, também é uma função fundamental da EDUFPI. Outra razão importante é dar um aval de qualidade aquilo que é feito na universidade para levar aos leitores, o livro que elas querem ter e ler, o livro tem que encontrar o seu público, isso é muito importante”, diz o Diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Alaggio.

A Editora da UFPI já publicou mais de 1.200 livros, lançou novos autores e investiu na publicação de obras fundamentais para o atendimento à comunidade acadêmica, constituindo-se como um canal de comunicação com a sociedade, bem como com a própria Instituição, propagando conhecimento, apoiando a disseminação de obras de interesse para a comunidade acadêmica e de relevante valor cultural, histórico e artístico.

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.47.45.jpeg

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira

A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, em sua fala explicou que, a Administração Superior reconhece a importância da EDUFPI. “Se nós pensarmos que a universidade gera conhecimento, ela também é responsável pela divulgação deste conhecimento que é gerado e neste contexto entra a EDUFPI que tem um papel importante, na medida em que ela propicia dar voz aos nossos pesquisadores para divulgarem a produção científica e também de revelar novos autores. E hoje estamos comemorando os 25 anos dela e ao longo desses anos, ela tem realmente desenvolvido esse papel muito bem e principalmente, devemos reforçar, que a partir da nossa gestão, a EDUFPI começou a trabalhar com um parque gráfico que dá todo o suporte para que tenhamos obras bem produzidas, bem elaboradas, contando é lógico, com o corpo editorial da Editora. Então, é um papel extremamente importante e a Administração Superior reafirma aqui nos seus 25 anos, o apoio e seu compromisso para trabalharmos na melhoria da produção e principalmente na divulgação do conhecimento gerado”, explica.

Veja o especial: UFPI celebra 25 anos da Editora Universitária (EDUFPI)

Nos últimos anos, a EDUFPI cresceu em número de publicações e representatividade. Na gestão do Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, as publicações passaram de 573 para mais de 1100, entre edições e concessões de ISBN. Em 2016, a EDUFPI teve seu milésimo International Standard Book Number (ISBN) atribuído pela Agência Brasileira do ISBN, órgão ligado à Biblioteca Nacional. E isso foi possível porque a Editora tem publicado e apoiado cada vez mais obras. Atualmente, a EDUFPI possui uma média anual de publicações em torno de 100 títulos registrados na Agência Nacional do ISBN/Biblioteca Nacional e a Livraria Universitária Monsenhor Melo vende por ano cerca de 1.200 obras.

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.49.48.jpeg

Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado

Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado, Superintendente de Comunicação Social avalia a parceria estabelecida entre os órgãos para melhorar a divulgação da Universidade Federal do Piauí. “Um dos itens da plataforma de trabalho do professor José Arimatéia Dantas Lopes  foi reformar o parque gráfico, juntar vários setores que eram isolados e tentar dar maior celeridade e equipar de forma adequada. Então, o primeiro passo  foi dado, equipar melhor a gráfica e melhorar o parque gráfico. Depois começamos a incrementar a produção de livros. Além disso, realizamos uma grande reforma na Editora. Foi instituída a venda por meio de cartão de crédito, Documento de Identificação internacional (Digital Object Indentifier  DOI) para livros, o que valoriza o pesquisador. e a nossa meta agora é aumentar e selecionar por linhas editoriais e poder participar de mais bienais e feiras de livros”.

Lançamentos 

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.47.39.jpeg

Lançamentos da EDUFPI 

O sociólogo John Wedson dos Santos Silva, egresso do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPI, teve sua dissertação transformada em livro e editada pela EDUFPI. Para ele, por contar com uma editora própria, a UFPI está em sintonia com o que se aguarda da ciência quanto à socialização do conhecimento produzido.

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.47.41.jpeg

Sociólogo John Wedson dos Santos Silva e o diagramador do Livro “Pichando a Capital: juventude, resistência e cultura em Teresina – Piauí”, Rodrigo Alves

A EDUFPI nos seus 25 anos tem com seu papel de divulgar a produção científica que existe na nossa universidade, o acolhimento, a submissão do trabalho e a aprovação posterior pelo conselho editorial foi muitosingular, onde eu tive total apoio dos professores, dos orientadores e até mesmo aqui dá própria EDUFPI”, comenta.

 

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.51.17.jpeg 

Sociólogo John Wedson dos Santos Silva durante o lançamento do do Livro “Pichando a Capital: juventude, resistência e cultura em Teresina – Piauí”

“Geografia em Debate”, organizado por Andrea Lourdes Monteiro Scabello; Cleonice Carvalho Silva; Maria do Socorro P. Sousa Andrade e Raimundo Lenilde de Araújo.

 WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.51.16.jpeg

“Articulações eRe(a)presentações Linguísticas: uma reflexão sobre língua e discurso em processo”, organizado por Luciana Maria Libório Eulálio; Margareth Torres de Alencar Costa; Maria Angélica Freire de Carvalho e Yana Liss Saores Gomes.

“Revista LES”, do Programa de Pós-Graduação em Educação.

“Africanidade e Afrodescendência na Produção de Saberes na Universidade Pública: a experiência da UFPI”, organizado por Ana Beatriz Sousa Gomes e Solimar Oliveira Lima.

“Gestão da Política Nacional de Educação: desafios contemporâneos para a garantia do direito à educação”, organizado por Rosana Evangelista da Cruz e Samara de Oliveira Silva. 

“Enfermeiros que Cuidam de Crianças”, organizado por Mychelangela de Assis Brito e Silvana Santiago da Rocha.

Homenagem aos funcionários da Gráfica da UFPI

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.50.28.jpeg

Funcionários da Gráfica da UFPI

Em seu pronunciamento, Superintendente de Comunicação Social, Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado agradece o grupo de funcionários da Gráfica da UFPI. “Gostaria de iniciar minha saudação exatamente pelo grupo da gráfica da UFPI. São essas pessoas que transformam a inteligência da UFPI em Material, em livros. E vocês não sabem do esforço, da alegria quando eles concluem um livro. A primeira paternidade de um livro é dos gráficos, dos nossos gráficos da UFPI. Uma das coisas que foi pedida na carta compromisso da primeira administração do professor José Arimatéia Dantas Lopes foi melhoria do parque gráfico. Sem a melhoria do parque gráfico nós não poderíamos agir na editora, com as angústias que o professor Ricardo Allagio tinha, com muitas vezes livros que tinha que ser terceirizados para terem padrão de qualidade. E hoje, quando comparamos os livros que são produzidos, nós percebemos que estamos melhores do que as melhores editoras de Teresina e em breve vamos superar”, agradece Jacqueline.  

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.51.18.jpeg

Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado e dona Franquilina, funcionária da Gráfica da UFPI

“Eu tive a oportunidade na vida, de ainda jovem, sem ser formado, andar pela gráfica da Universidade Federal do Piauí que funcionava onde funciona o Hospital Universitário, um galpão que tinha a frente um cidadão, aqui eu quero chamar a atenção de todos da universidade, a ele eu reputo o principal impulsionador da Gráfica e Editora da Universidade Federal do Piauí. Não foi nenhum doutor, não foi nenhum reitor, não foi nenhum gestor, o cidadão chamado “Zé Pequeno”. Era um cidadão que tinha apenas o ensino primário, mas que toda sua vida atuou no jornal fora da universidade. Se conseguiu maquinas do tipo “lognotipo” para letra e as pessoas viam e passavam muito tempo para montar a página e olhando na mesa, eu me lembrei do “Zé Pequeno”, “da Sacola”, do Lopes, a Franquilina, Soares, o Lima e os nossos colegas que estão aqui, que são pessoas de trinta anos de universidade e que no anonimato da sua ação lá na gráfica, ajudaram que os professores pudessem divulgar a sua obra e seu trabalho. Estou vendo a professora marta aqui e a acompanho, ela nos diz uma coisa que é fundamental: há de ter luta. E a luta que é feita pelos servidores da gráfica foi que impulsionou a que nós tivéssemos sempre o movimento organizado dentro da universidade para que ela funcionasse”, ex-reitor da UFPI, prof. Dr. Charlles Camilo da Silveira.

 

 

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.47.49.jpeg

O Coordenador da Gráfica da UFPI, prof. Ms. Renan Marques falar da relação entre a Gráfica e a EDUFPI. "A Gráfica da UFPI tem prestado relevantes serviços a Comunidade Acadêmica desde a sua fundação, em diversas áreas de atuação, e a EDUFPI tem relação estreita e especial, porque é parte específica e permanente de nosso trabalho. Costumamos dizer que é o nosso principal cliente. O crescimento, sobretudo nos últimos anos, da produção, da qualidade e o destaque que a nossa Editora tem tido acontecem justamente porque a Gráfica da UFPI também cresceu e se aprimorou nesse período. Hoje, quase a totalidade das publicações da EDUFPI são produzidas no nosso parque gráfico. Temos pessoal qualificado e especializado em produção editorial, do modo mais artesanal ao mais moderno de se fazer livro. Ao acompanhar esse trabalho, vemos que, para os funcionários da gráfica, cada obra, cada volume, são únicos e especiais, tal qual uma obra de arte", explica o Coordenador da Gráfica, Prof. Ms. Renan Marques. 

 Homenageados

 

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.49.56.jpeg

Reitor da UFPI, professor José Arimatéia Dantas Lopes. A homenagem é um reconhecimento pelas ações da sua gestão em prol da EDUFPI. A homenagem foi recebida pela Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, pois o reitor participa na cidade de Cuiabá de uma reunião com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.

 “Essa homenagem ao professor José Arimatéia é exatamente por ele ter acreditado no desafio e ser uma pessoa que acompanha lá na gráfica a feitura de livros, quando tem feira é uma pessoa que visita, que visita a editora e falar da editora e da produção de livros é um mantra que o reitor em todos os seus discursos fala. É o orgulho da atual gestão”, disse Jacqueline.

 

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.49.57.jpeg

O ex-reitor da UFPI, prof. Dr. Charles Camillo da Silveira foi  homenageado pois na sua gestão como reitor criou a EDUFPI.  “Minha satisfação em estar aqui, neste instante para dizer meu muito obrigado pela homenagem, mas para significar que as instituições têm suas missões, são as pessoas com seus valores, com seus compromissos que fazem, com que estas missões, que estes caminhos sejam encontrados”.

 

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.50.24.jpeg

 O primeiro diretor da EDUFPI, depois da separação da gráfica da UFPI, Professor Fabiano de Cristo Nogueira, também foi homenageado. E por fim, o ex- diretor da Gráfica e da Editora Universitária quando ainda funcionavam juntas, Sr. Manoel Gualberto Soares foi homenageado por seu trabalho desenvolvido à frente da EDUFPI. 

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.50.26.jpeg

Confira mais fotos

  

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.51.15.jpeg

 

 

 WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.50.36.jpeg

 

 

 WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.50.36 (1).jpeg

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.50.35.jpeg

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.50.30.jpeg

 

 WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.49.19.jpeg

 

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.48.32.jpeg

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.49.09.jpeg

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.49.08.jpeg

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.49.06.jpeg

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.48.33.jpeg

 

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.48.25.jpeg

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.48.30.jpeg

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.48.29.jpeg

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.48.29 (1).jpeg

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.48.27.jpeg

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.48.26.jpeg

 

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.48.22.jpeg

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.48.20.jpeg

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.48.19.jpeg

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.48.24.jpeg

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.47.48.jpeg

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.47.54.jpeg

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.47.53.jpeg

WhatsApp Image 2017-10-28 at 12.47.51.jpeg

 Confira a reportagem sobre o evento:

 

WhatsApp Image 2017 11 01 at 18.00.26