Instagram da UFPI atinge a marca de 16 mil seguidores

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

As redes sociais apontam um novo cenário para as instituições. Elas são responsáveis por transformações significativas nas relações sociais e familiares. Atualmente o ambiente de trabalho se adapta a essa nova realidade, que rompe barreiras geográficas e tornam mais velozes as trocas de comunicação entre as pessoas, oferecendo mais facilidade no compartilhamento de informações. Com esse objetivo, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) por meio da Superintendência de Comunicação Social (SCS), procura promover o diálogo e a proximidade com a comunidade acadêmica pela ferramenta instagram, que hoje atinge a marca de mais de 16 mil seguidores.

Com foco em imagens, o instagram é uma mídia social adquirida pelo Facebook em 2012, e vem ganhando bastante relevância no Brasil. E na UFPI essa mídia social é administrada pela social mídia e bolsista da Coordenadoria de Comunicação Social da Instituição, Andressa Sipaúba, explica que para manter a linha institucional, o instagram segue o trabalho de assessoria de imprensa. Na ferramenta são publicadas as notícias que vão para o site, divulgação de eventos, palestras, publicação de calendário, eventos voltados para a universidade com conteúdo mais leve possível para que todos tenham entendimento.

andra.jpg

 

Andressa Sipaúba, social mídia e bolsista da Coordenadoria de Comunicação Social da UFPI

“A minha primeira ideia para dinamizar o instagram foi há mais ou menos um ano atrás, quando resolvi postar os cardápios oferecidos pelo Restaurante Universitário (R.U.). Os estudantes tinham dificuldade de entrar no site e, a maioria, entrava pelo celular, e com as postagens no instagram a velocidade com que eles têm acesso é bem mais rápida e eficaz”, afirma a estudante de Jornalismo da UFPI.

A rede social de uma instituição federal como a Universidade Federal do Piauí, trabalha com a informação de forma leve, adequando-se a uma linguagem apropriada, fazendo uso da leveza e do bom humor, respeitando a diversidade e a cidadania.

DSC 0357

Coordenador de Comunicação Social da UFPI, Maurício Santana

O Coordenador de Comunicação Social da UFPI, Maurício Santana, destaca que hoje já é comum às universidades usarem esse tipo de ferramentas de divulgação da mídia social. “Não só entre as universidades com também os ministérios e instituições federais. O que é melhor é essa contribuição, a troca de informações, desde o estudante que repassa informação do problema que está acontecendo, ao ministério que lança uma campanha. Então, as redes sociais são necessárias nas instituições e elas têm uma atuação forte por conta desse feedback", disse o coordenador.

 

JAC-NEW.jpg

Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Profª Drª Jacqueline Lima Dourado

Para a Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Profª Drª Jacqueline Lima Dourado, quanto à importância dessa rede social para a Instituição, coloca que um dos compromissos ao assumir a Superintendência de Comunicação foi tentar melhorar o acesso à comunicação. “A proposta da Superintendência foi tentar unir os diversos setores que trabalham na área da comunicação, e, dentro dessa união tentar otimizar o acesso e a visibilidade das informações da UFPI. Para a informação chegar até o tecnico-administrativo, ao professor, ao estudantes e aos demais componentes da comunidade universitária recorremos às plataformas  de Internet que facilitam e aceleram a conexão entre as redes (grupos) sociais &n dash; chamadas redes sociais”.

A Universidade conta atualmente com os seguintes dispositivos de comunicação: instagram, facebook, flickr, twitter, webtv (experimental), site da UFPI, e Rádio FM Universitária. “O instagram que começou de forma lenta, hoje atinge mais de 16 mil seguidores. Ele está sendo uma ferramenta muito boa de trabalhar com a informação imediata juntamente com o facebook”, afirma Jacqueline, “utilizando uma linguagem mais leve, com um trabalho de arte, criação, fotográfico e em vídeo, oferece uma capacidade dialógica ágil. A crítica e o elogio são rápidos. Podemos medir erros e acertos de forma imediata. Fazer correções bem rápidas”, finaliza.