DAA/PREG promove ações de descentralização acadêmica nos Campus de Floriano, Bom Jesus e Picos

Imprimir
Última atualização em Quinta, 29 de Dezembro de 2022, 13h39

A equipe da Diretoria de Administração Acadêmica (DAA/PREG) realizou visita ao Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano, ao Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus e ao Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos. A iniciativa faz parte das ações de descentralização acadêmica, que tem como objetivo promover maior celeridade e independência sobre a resolução de questões relacionadas ao ensino de graduação.

A descentralização de ações acadêmicas integra o conjunto de estratégias de avanço institucional para o retorno presencial das atividades acadêmicas. De acordo com o diretor da DAA/PREG, Leomá Matos, a iniciativa oferecerá benefícios à instituição. “Os campus fora da sede poderão atualizar dados cadastrais, trancamentos, desistências, dispensas automáticas, retificações de notas e registros, dentre outros serviços. Assim, essas demandas serão resolvidas de modo mais ágil. Uma grande conquista que marca a concretização de um sonho administrativo institucional”, destacou o diretor.

IMG-20220608-WA0177.jpg

Ações de descentralização acadêmica têm como objetivo promover celeridade

Durante as visitas foram realizadas reuniões com as direções dos campus, encontros com os secretários de graduação, coordenadores de cursos e o treinamento específico de alguns serviços nas secretarias das unidades. A diretora do CAFS/UFPI, Edmilsa Santana, destaca que a ação trará mais celeridade a unidade. “A iniciativa de descentralização de algumas ações acadêmicas contribuirá para que essas demandas sejam resolvidas de modo mais célere”, afirma.

IMG-20220611-WA0063_copy.jpg

Equipe da DAA/PREG em visita ao CAFS/UFPI

Para o diretor do CPCE/UFPI, Everaldo Moreira, a ação proporcionará autonomia aos discentes e servidores. “Essa iniciativa oferecerá autonomia aos discentes e aos nossos técnicos que poderão realizar ações que anteriormente somente seriam possíveis de serem solucionadas pela DAA. Como somos um campus fora de sede, precisamos cada vez mais de independência com relação a processos que são possíveis de serem realizados no campus”, disse.

IMG-20220608-WA0176.jpg

Visita ao CPCE/UFPI em Bom Jesus 

A iniciativa da DAA/PREG visa ainda aproximar a unidade aos campus fora da sede. O diretor do CSHNB/UFPI, Juscelino Nascimento, aponta que a descentralização trará mais agilidade a tramitação dos processos. “A possibilidade de descentralizar o que for viável trará uma maior fluidez na tramitação de processos e na resolução de problemas que são recorrentes nos cursos”, destaca.

IMG-20220621-WA0039.jpg

Equipe da DAA/PREG em visita ao CSHNB/UFPI