Egresso do Programa PEC-G da UFPI apresenta tese de doutorado

Imprimir
Última atualização em Sexta, 13 de Mai de 2022, 09h15

Usman Abdulhandi, egresso do curso de bacharelado em Medicina Veterinária da UFPI, defendeu sua tese de doutorado intitulada “Tumores oculares e perioculares de animais domésticos do nordeste do Brasil” na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Ele ingressou no ensino superior por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).

foto_1_copy.png

Defesa de Doutorado do egresso Usman Abdulhandi

O egresso de nacionalidade nigeriana que concluiu sua graduação em 2015, iniciou seus estudos na instituição em 2008, após ser aprovado no PEC-G, programa que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais, culturais ou científico-tecnológico.

Ele destaca o papel da UFPI no avanço de sua trajetória acadêmica, uma vez que parte da sua formação foi realizada na Instituição, além de ressaltar o apoio recebido. “A vivência na UFPI, me propiciou uma experiência de vida extremamente rica e gratificante. Como estudante PEC-G tive todo apoio, acompanhamento e assistência estudantil durante curso, um dos motivos que me motivou a continuar a estudar. Assim, fui aprovado no mestrado e doutorado na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Hoje com doutorado concluído, o sonho que virou realidade”, afirma.

Usman.jpg

Usman Abdulhandi

Sobre o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)

O PEC-G é desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país.

No âmbito da UFPI, a Coordenadoria de Administração Acadêmica Complementar (CAAC), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), exerce a coordenação geral e a execução do PEC-G, em articulação com a DAA/PREG. Atualmente, há 21 alunos ativos participando do programa na UFPI.

O aluno selecionado para o programa realiza seus estudos de graduação de modo gratuito em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. No entanto, deve atender a alguns critérios; entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa.

Para informações sobre o processo seletivo e inscrição no Programa, acesse o site da Divisão de Temas Educacionais – DTED.