PPGEd mantém nota 5 na avaliação da CAPES

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Última atualização em Terça, 20 de Dezembro de 2022, 16h29

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O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFPI) manteve a nota 5 na avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referente ao quadriênio 2017-2020, divulgado na última segunda-feira (19/12/2022).

O Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) da CAPES avalia os programas a partir de 3 quesitos básicos: 1) Programa, que considera a proposta do curso e sua dinâmica e estrutura de funcionamento; 2) Formação, que analisa a qualidade da produção do programa, incluindo as dissertações e teses e a produção científica e acadêmica dos professores e estudantes; e 3) Impacto na sociedade, que avalia a contribuição do programa para a área educacional e a comunidade em geral.

O PPGEd obteve o conceito “muito bom” em todos os quesitos avaliados, aspecto que confirma a qualidade da formação desenvolvida pelo Programa e do compromisso dos professores e estudantes com o desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados à melhoria da qualidade da educação piauiense e brasileira.

O Programa de Pós-Graduação em Educação foi criado em 1991, portanto, foi o primeiro a ser implantado na UFPI. Nestes 31 anos de atuação, o PPGEd já titulou 591 mestres e 120 doutores. A grande maioria dos pós-graduandos formandos no Programa atuam nas universidades públicas do Piauí e no Maranhão, bem como, nas escolas da rede pública estadual e municipal. Estes dados reafirmam o compromisso do PPGEd com formação de professores e pesquisadores comprometidos com a melhoria da qualidade da educação pública no Nordeste, em especial no Piauí.

O PPGEd conta com 25 professores distribuídos em 5 linhas de pesquisas e 15 núcleos de pesquisas. Atualmente, são 69 estudantes matriculados no Curso de Mestrado e 64 no Curso de Doutorado em Educação.