Piloto do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) é implementado no Campus de Picos da UFPI

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Publicado: Quarta, 01 de Março de 2023, 15h24 | Última atualização em Quarta, 01 de Março de 2023, 15h42

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Começou nesta quarta-feira, dia 01 de março de 2023, o projeto piloto do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, em Picos.

O setor participante, com suas divisões, é a Coordenação Administrativo-Financeira (CAF). Durante os próximos meses divisões deste setor irão testar o modelo de trabalho proposto no PGD, que leva em conta a produtividade e o cumprimento de atividades.

Para participar, todos os servidores participantes do projeto-piloto apresentaram, dentre outros documentos, um plano de trabalho contendo as atividades a serem desenvolvidas no qual constam as respectivas metas a serem alcançadas em termos de horas trabalhadas. Outro documento que os participantes também assinaram é um termo de ciência e responsabilidade declarando atender às condições para participação no programa.

Regulado pelo Decreto nº 11.072/2022  e Resolução CAD/UFPI nº 88/2022, o programa segue os critérios fixados na Instrução Normativa nº 65/2020 do Ministério da Economia. Segundo o Diretor do CSHNB, Juscelino Nascimento, a expectativa é que o programa, após o período experimental do projeto-piloto, seja ampliado para outras unidades do Campus.

“Almejamos que esse programa ao ser executado, nas modalidades presencial ou de teletrabalho, venha contribuir ainda mais para o bom andamento das práticas administrativas dentro da instituição e que possa dar mais celeridade a todas as nossas ações e que todas sejam realizadas com o maior zelo e competência possível dentro da Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos”, ressaltou o diretor.

Para o Coordenador da CAF, Giorgi Fonseca, vivenciar na prática o formato de trabalho proposto pelo Programa de Gestão de Desempenho (PGD) é algo muito gratificante, ainda mais por ter acompanhado (como membro da comissão no CSHNB) todo planejamento.

“Vejo o PGD como uma mudança cultural, mudança no modus operandi tradicional da gestão pública, cujo foco passa a ser a produtividade dos servidores. A nossa realidade acabou evidenciando que era necessário avançar em uma sistemática de planejamento de entregas, avaliação de desempenho do servidor, priorização do alcance de resultados, bem como a otimização dos recursos”, explicou o coordenador.

Giorgi Fonseca destaca que “apesar de ainda estarmos no projeto-piloto: período de aprendizagem, necessário para testes, erros, mudanças, adesões, exclusões de participantes, entre outros, não posso deixar de destacar o que sinto como essencial no programa, que é a melhoria na qualidade de vida dos participantes”, pontuou o coordenador.

Para mais informações sobre o PGD, acesse: https://pgd.ufpi.edu.br