Projeto de extensão da UFPI promove ações educativas em saúde e segurança para caminhoneiros

Imprimir
Última atualização em Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 07h18

51d0ea69-57ea-449b-b045-bfc1fb04fb93_1.JPG

Estudantes e agentes da PRF na Unidade Operacional de Picos, Povoado Mirolândia, BR-316

O Projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI), intitulado ‘Ações educativas sobre saúde e segurança para caminhoneiros’, tem como objetivo a realização de ações de promoção da saúde de caminhoneiros em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizada em Picos-PI. A iniciativa é coordenada pelo professor Francisco Gilberto Fernandes, docente do curso de Enfermagem do Campus de Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB).

e7834128-425a-4c64-a000-37104a95fcea.JPG

Triagem de risco cardiovascular

Dentre as ações do projeto, estão campanhas de conscientização para evitar acidentes no trânsito. As equipes do projeto aplicam a chamada triagem cardiometabólica, avaliação que visa diminuir os riscos de desordens ou agravos que possam provocar mal-estar ou perda de consciência dos motoristas durante o trajeto. Além disso, ações educativas de saúde e para o trânsito, presenciais e por meio de divulgação nas redes sociais, impulsionaram a iniciativa.

acc15163-bd4c-4c66-9d77-9cbd38973e60.JPG

Caminhoneiros recebem orientações de saúde e qualidade de vida

Segundo Francisco Gilberto Fernandes, professor-coordenador do Projeto de Extensão, a pesquisa foi motivada e influenciada por diversas questões como “comportamento de alto consumo de substâncias psicoativas para manter o período de vigília por mais tempo, o que implica em riscos à saúde cardiovascular; e a baixa procura dos caminhoneiros aos serviços de atenção primária, uma vez que passam vários dias em viagens por diversos territórios geográficos.”

Como resultados preliminares, o projeto contabiliza o atendimento de 120 caminhoneiros, realização de 5 blitz junto à PRF, 1 curso remoto de primeiros socorros e o desenvolvimento de uma caderneta da saúde com informações sobre saúde e qualidade de vida no trânsito, bem como o histórico de saúde. Com esses primeiros resultados satisfatórios, Gilberto Fernandes ainda pontua que espera, de forma concreta, manter a parceria com a PRF, para que assim, as ações sejam inseridas na curricularização da extensão no curso de enfermagem do CSHNB.