Projeto de Extensão Saúde e Segurança no Trânsito realiza em Picos assistência em saúde para caminhoneiros

Imprimir
Publicado: Quarta, 28 de Setembro de 2022, 16h17 | Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2022, 17h03

projeto_copy.jpg

O Projeto de Extensão Saúde e Segurança no Trânsito objetiva realizar assistência em saúde ao público formado por caminhoneiros, uma vez que esses apresentam longas jornadas de trabalho, associadas a má alimentação, inatividade física, desregulação de sono e vigília, uso corriqueiro de drogas psicoativas e estão expostos a riscos iminentes à saúde com bastante intensidade.

1_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

Orientações.

Conforme a coordenação do Projeto, além da carga horária de trabalho excessiva, os caminhoneiros não conseguem procurar os serviços de saúde para realizar uma avaliação completa de rotina com frequência, ficando expostos ao risco de desencadearam um mal súbito, decorrente das condições de vida que vivem e assim provocarem acidentes de trânsito.

 2_copy.jpg

Aferição de pressão arterial.

Desse modo, notou-se a necessidade de avaliar o risco cardiometabólico desse público através da promoção de atendimentos de saúde, avaliação medidas antropométricas, associadas ao risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e orientações gerais sobre condutas de educação no trânsito, alimentação e sono.

 3_copy.jpg

Aferição de medidas antropométricas.

Essas ações são realizadas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, onde juntos proporcionamos promoção da saúde e segurança no trânsito. Até o presente momento, foram atendidos mais de 150 caminhoneiros, através do fornecimento de atividades como:

  • Acolhimento e escuta inicial, através da coleta de informações de idade, sexo, cartão do SUS, nome da mãe, antecedentes familiares e pessoais, fatores de risco e alergias.

  • Aferição de pressão arterial, temperatura, frequência cardíaca e saturação de oxigênio.

  • Verificação de glicemia capilar em jejum ou pós-prandial.

  • Verificação de medidas antropométricas e riscos cardiovasculares, através do cálculo do Índice de Massa Corporal e cálculo da relação de cintura-quadril.

  • Fornecimento de caderneta do viajante e orientações sobre educação e condutas no trânsito.

    ok.png Coleta de Glicemia Capilar

O Projeto também conta com a produção de um material educativo, intitulado: “Caderneta do Viajante”. Este foi um material produzido pelas bolsistas da extensão com base nos dados da ficha de saúde, que também é um instrumento que subsidia os atendimentos, contendo informações como: situação vacinal, alimentação, eliminações fisiológicas, alergias, sono e repouso, bem como orientações de educação no trânsito.

6_copy.jpg

Material Educativo

Atualmente, o projeto é coordenado pelo Prof Francisco Gilberto Fernandes Pereira do curso de Enfermagem e possui duas bolsistas do Programa PIBEX da PREXC/UFPI e mais 16 participantes voluntários entre profissionais de saúde, estudantes de enfermagem, medicina e nutrição.

Confira mais fotos:

 10_copy.jpg 

Equipe responsável pela primeira blitz.

 11.jpg

Equipe responsável pela segunda blitz.

 12.jpg

Equipe responsável pela terceira blitz

 9_copy.jpg

 Enfermeiro e colaborador executor do projeto.