Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Campus de Picos recebe a visita de estudantes da rede pública de ensino

Campus de Picos recebe a visita de estudantes da rede pública de ensino

Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 08h34 | Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 08h49

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI) recebeu na quarta-feira, dia 20 de abril, alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Araújo Luz do município de Picos.

Estudantes

Grupo de estudantes em visita à UFPI de Picos

Os estudantes visitaram os laboratórios de Zoologia e Botânica. O grupo veio acompanhado do professor da disciplina eletiva, Francisco Antônio Luz Batista, que explica o objetivo da vinda à universidade. “Estamos fazendo um passeio pelos laboratórios para conhecerem a estrutura dos microscópios, das lupas eletrônicas. Como a nossa disciplina tem um enfoque voltado para o mundo microscópico seria um primeiro contato deles com essas tecnologias que ainda não conhecem” destaca o docente.

microscópio

Estudante observando através do microscópio

Na visita, as técnicas de laboratório Lhaís Suelen Soares Leal e Taciana Rocha dos Santos recepcionaram a turma que foi distribuída em dois grupos. Os estudantes ouviram explicações das profissionais sobre a temática e tiveram a oportunidade de observar através do microscópio estruturas vegetais e animais.

observação

Estudantes ouviram explicações sobre a temática

Francisco Antônio Luz Batista ressalta que a Unidade Escolar Araújo Luz é uma das escolas-piloto a iniciar a implementação do Novo Ensino Médio. "A princípio só o primeiro ano do Ensino Médio é quem será a turma teste para este novo modelo. Então está sendo o primeiro contato deles justamente com essa disciplina que eles escolheram no inicio do ano. Que é de caráter optativo”, explica o professor.

Prevista na legislação do Novo Ensino Médio, as eletivas são disciplinas temáticas. De livre escolha dos alunos, elas precisam estar alinhadas aos interesses dos jovens e às áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) — documento de caráter normativo, que norteia a oferta educacional pública e privada em todo país.