Projeto de Extensão "Transformando o Ensino de Ciências" realiza curso on-line

Imprimir
Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 19h58 | Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 20h01

WhatsApp Image 2020-10-22 at 16.43.26.jpeg

O Projeto de Extensão "Transformando o Ensino de Ciências" realiza curso on-line sobre “Contextualização e interdisciplinaridade no Ensino de Ciências” nos dias 19 a 23 de outubro de 2020

O Curso “Contextualização e interdisciplinaridade no Ensino de Ciências” ofertou 20 vagas para professores da educação básica e licenciandos da área de Ciências da Natureza, e contou com duas monitoras do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do campus Senador Helvídio Nunes de Barros, está sendo realizado de forma remota e propõe a discussão sobre a interdisciplinaridade e a contextualização no ensino de Ciências com vista na formação docente.

O coordenador e ministrante do Curso é o Prof. Dr. Gardner de Andrade Arrais, da Universidade Federal do Piauí - UFPI, lotado no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, do campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Ele é Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UECE. Também é Especialista em Didática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Graduado em Pedagogia pela UECE e Licenciado em Arte e Educação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação do Campo e Ensino de Ciências.

Na programação do Curso, os seguintes conteúdos têm sido abordados e discutidos: concepções, fundamentos e métodos no ensino de Ciências; bases freireanas para o ensino por investigação e o ensino com pesquisa; contextualização e interdisciplinaridade na prática escolar.

O Curso faz parte do Projeto de Extensão Transformando o Ensino de Ciências, voltado para a formação de professores em exercício e licenciandos na área de Ciências da Natureza. No próximo mês, planeja-se oferecer o Curso “Elaboração de Projetos de Pesquisa em Educação” a ser ministrado pelo Prof. Dr. Alexandre Leite dos Santos Silva.