Biblioteca Setorial UFPI/Picos realiza mudança do seu sistema de gestão

Imprimir
Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 11h25 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 11h29

A Biblioteca Setorial José Albano de Macêdo do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros está na fase de mudança do seu sistema de gestão. O novo sistema permite a integração do campus em Picos com o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Piauí – SIBi/UFPI.

IMG_20191205_094134492.jpg

Servidores das Bibliotecas da UFPI.

Com a mudança, uma equipe da Biblioteca Central e Sistema de Bibliotecas da UFPI veio a Picos para auxiliar no processo técnico dos livros e capacitação dos servidores da biblioteca para viabilizar o sistema integrado.

O chefe da Biblioteca Central da Universidade Federal do Piauí, Rigoberto Veloso Carvalho, destaca que “o novo sistema trará mais interatividade, como por exemplo, toda movimentação que o usuário tem na conta dele na biblioteca vai receber por e-mail. Se faz um empréstimo, automaticamente vai uma mensagem via e-mail. Se o empréstimo está vencendo amanhã, hoje recebe um comunicado de que o empréstimo dele está vencendo. Se ele faz uma reserva também é alertado de que o livro já chegou e pode pegar. Então é um sistema mais interativo que funciona dentro do portal do discente que os alunos hoje já têm acesso” explica.

IMG_20191204_161504746.jpg

Técnicos em capacitação no CSHNB.

Rigoberto Carvalho informa que para que os usuários tenham acesso ao novo sistema deve ser realizar o cadastro. Os estudantes devem acessar o Portal Discente, procurar menu Biblioteca e cadastrar para usar o serviço. Servidores devem realizar o cadastro no Sigaa – Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, opção Biblioteca.

Conforme o responsável pela Biblioteca Setorial do Campus de Picos, Rafael Gomes, "é um trabalho que começou no início de 2019 que é toda a mudança, migração e atualização do sistema, colocando tudo disponível no SIGAA para que os alunos do campus em Picos já possam ter acesso a essa nova ferramenta que a UFPI oferece. O sistema já está disponível para uso”, finaliza.