NOVEMBRO AZUL: homens, agora é a vez de vocês!

Imprimir
Última atualização em Quinta, 11 de Novembro de 2021, 15h19
NOVEMBRO AZUL
 
 
O mês de novembro é destinado a alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Esse câncer é o segundo tipo mais frequente dessa tão temida doença em homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.
O movimento Novembro Azul vem para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença que atinge 1 a cada 8 homens no Brasil, sendo a segunda principal causa de mortes entre o sexo masculino (o câncer de pulmão está em primeiro lugar) no mundo todo. Além disso, a maioria dos homens só procura um médico quando já está doente. 
Em 2021 serão diagnosticados mais de 65 mil casos de câncer de próstata, um aumento de 10% da mortalidade em 5 anos. Mas quando diagnosticada precocemente a doença tem mais de 90% de chances de cura.
 
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA
 
O QUE É A PRÓSTATA?
 
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. Acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.
 
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA?
 
Na fase inicial, ele não apresenta sintomas, e quando os sinais começam, quase 95% dos tumores já se apresentam avançados, sendo muito difícil a cura.
 
NA FASE AVANÇADA, PODE PROVOCAR:
  • dor óssea
  •  sintomas urinários
  • queda do estado geral
  • insuficiência renal
  • dores fortes
ATENÇÃO
 
A ausência de sintomas não garante que não há problemas. Por isso, faça exames preventivos e cuide da sua saúde!
 
COMO SE DÁ O DIAGNÓSTICO?
 
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 50 anos, ou dos 45, se houver histórico familiar, devem ir anualmente ao urologista para realizar o toque retal e fazer o exame de PSA no sangue. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.
 
FATORES DE RISCO
  • idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos)
  • histórico familiar raça (maior incidência entre os negros)
  • alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos
  • sedentarismo
  • obesidade
CURIOSIDADE: Você sabe como surgiu o novembro azul?
 
O Novembro Azul surgiu em forma de campanha, inspirada pelo Movember, movimento internacional que tem como objetivo arrecadar fundos para o financiamento de projetos destinados à saúde do homem.
O movimento Movember nasceu na Austrália em 2003. Acredita-se que tudo começou a partir de brincadeiras entre amigos australianos, que combinaram que deixariam o bigode crescer como uma maneira de demonstrar solidariedade à causa. A escolha do mês de novembro se deu pelo fato de que 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. “Cuide do que é seu!” Procure um urologista e faça sua avaliação.
 
NOVEMBRO AZUL, a Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho apoia essa causa.
 
FONTE: SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA