Colegiado do Parfor/UFPI realiza reunião para discutir demandas e planejar novas ações

Imprimir
Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2023, 08h49

WhatsApp Image 2023 03 13 at 08.19.51

Na tarde da última sexta-feira (10), o Colegiado do Parfor/UFPI esteve reunido para tratar demandas e definir novas ações do Programa.

Presidida pela Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, a reunião contou com a participação de forma presencial dos coordenadores dos cursos de Educação Física, Prof. João Claudino; Geografia, Profa. Bartira Viana; Letras-Libras, Profa. Maraísa Lopes; e Letras-Português, Prof. João Benvindo de Moura; além da Secretária Helayne Miranda e da Assessora de Comunicação Alyne Ramos.

De forma remota participaram o Coordenador do curso de História, Prof. Francisco Vilanova; a Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Marta Queiroz; e os coordenadores locais: Prof. Milton Pereira (Batalha); Profa. Chaguinha Monte (Castelo do Piauí); Profa. Ana Pereira (Miguel Alves); Prof. Daniel Castro (Pedro II); Profa. Leda Maria Borges (Piripiri) e Profa. Rossiana Ribeiro (Uruçuí).

Durante o encontro, a Profa. Glória Ferro distribuiu rosas para as mulheres presentes à reunião, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A Coordenadora explicou que foram escolhidas rosas brancas para simbolizar a paz e ressaltou que sonha com o dia que viveremos em uma sociedade mais justa, igualitária e segura para todas as mulheres.                                                                
WhatsApp Image 2023 03 13 at 08.47.21

O foco central da reunião foi a avaliação do início do período letivo complementar, que aconteceu nos dias 3 e 4 de março, com relatos dos coordenadores de curso e apresentação dos relatórios de acompanhamento de atividades de campus / polos elaborados pelos coordenadores locais. Os coordenadores relataram que, de modo geral, as aulas aconteceram dentro do previsto no calendário acadêmico e nos cronogramas de desenvolvimento das disciplinas, conforme planejamento da equipe que integra a coordenação institucional do programa na UFPI e apreciado no encontro de formação docente.

Os casos particulares relatados devem ser acompanhados de perto pelas coordenações de curso e locais, de modo a garantir que as ações desenvolvidas, tanto no período intensivo quanto no complementar, tenham ressonância na prática pedagógica dos cursistas, haja vista que o Parfor se configura como um programa de formação de professores em serviço, destacou Glória Ferro.

Segundo a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, as reuniões do Colegiado configuram um espaço essencial para manter a unidade da informação e permitir que todos fiquem cientes do que está acontecendo em cada Polo. “Os encontros do Colegiado visam o bom desempenho de toda a equipe. Neles nós temos a oportunidade de discutir melhor os assuntos de interesse comum, permitindo que cada um traga seu ponto de vista, para que juntos, por meio do diálogo, possamos buscar as melhores soluções com foco na consolidação de um percurso formativo de qualidade”, afirmou.