Professora egressa do Parfor/UFPI participa de Programa de desenvolvimento para professores de Inglês oferecido pela Capes e Comissão Fulbright Brasil, nos EUA

Imprimir
Última atualização em Terça, 31 de Janeiro de 2023, 10h07

A Professora Elis Loiola, egressa do curso de História do Parfor/UFPI, está participando do Programa de desenvolvimento para professores/as de Inglês - PDPI, uma parceria Capes e Comissão Fulbright Brasil.

6ABFC189 F3D9 4574 91FA A689ECFE9E94

Professora Elis Loiola em Universidade dos EUA

O Intercâmbio acontece na Universidade Estadual de Michigan - EUA, nos meses de janeiro e fevereiro de 2023.

A professora, que participa do curso pela segunda vez, avalia como está sendo essa experiência. “Na primeira vez fiz o nível intermediário, agora faço o avançado. Os estudos sobre métodos e práticas de ensino contribuem e melhoram minha formação e prática em sala de aula”, afirma.

B639E259 980D 44D6 9928 ECA67AE711D4

Educadora durante aulas

Além de frequentar as aulas na MSU e laboratórios, a professora conta que são realizadas visitas em escolas públicas, museus e pontos turísticos, proporcionando um conhecimento maior da cultura local. “Essa imersão em um país que fala inglês, que é a minha área de atuação, está sendo muito agregadora ao meu conhecimento e isso, consequentemente, refletirá na qualificação do meu trabalho”.

O curso

A capacitação pelo PDPI compreende três modalidades de cursos: desenvolvimento de metodologias, que é dirigido a professores com conhecimentos avançados na língua inglesa; e cursos de aprimoramento em inglês, nos níveis intermediários I e II, para educadores que necessitem melhorar habilidades específicas na língua.

O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI), do governo federal, que está sob a responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), atende os objetivos de valorizar os profissionais das redes públicas da educação básica e fortalecer o domínio das habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês. São parceiros do PDPI a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e a Comissão Fulbright.