Alunos de Educação Física realizam atividades práticas de avaliação motora

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Última atualização em Quinta, 11 de Agosto de 2022, 14h40

 

Nos dias 29 e 30 de julho, os discentes do curso de Educação Física do polo de Uruçuí tiveram a possibilidade de discutir aspectos relacionados à psicomotricidade e ao papel da Educação Física no contexto escolar.

Amarelinha, pular corda, pique: brincadeiras tão comuns da infância de algumas décadas e que na atualidade estão sendo trocadas pela tecnologia. Será que essas atividades causam algum prejuízo às crianças na atualidade?

Esta indagação orientou o trabalho desenvolvido pela professora formadora Dionis Machado no âmbito da disciplina Motricidade Humana. A professora propôs a avaliação motora dos alunos através da qual eles puderam perceber suas limitações individuais. Foram desenvolvidas atividades que exigem coordenação motora fina e global, equilíbrio, esquema corporal, noção espaço-temporal e lateralidade.

A professora destacou: “Atualmente é perceptível que crianças e adolescentes estão cada vez mais trocando as brincadeiras pela tecnologia e isso pode trazer prejuízos ao desenvolvimento de habilidades motoras como saltar, correr, arremessar e etc. A Educação Física Escolar é essencial para todos os alunos da Educação Básica e é o licenciado em Educação Física que vai contribuir para que os alunos desenvolvam estas habilidades por meio de jogos e brincadeiras, promovendo saúde e também o desenvolvimento cognitivo e formação do cidadão”.

As aulas práticas da disciplina Motricidade Humana permitem entender como se faz a avaliação motora e como o professor de Educação Física pode trabalhar em suas aulas os diversos conceitos e assim melhorar a condição motora do aluno para ser um adulto mais ativo e para sofrer menos com os efeitos do envelhecimento.

 

 

A aluna Ana Félix relatou sobre as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia: “Manter o equilíbrio para andar de moto é um dos principais resultados da falta de desenvolvimento dessas habilidades motoras”, afirmou a aluna.

 

 

“Por meio do Parfor/UFPI, tem sido dada a oportunidade de habilitação a novos professores de Educação Física nos mais distintos municípios do Piauí, para que todos os estudantes da Educação Básica possam se beneficiar desta prática”, avaliou Dionis Machado.  

A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor na UFPI, reitera a relevância da temática, ressaltando que a prática de atividades físicas não traz vantagens apenas para o corpo, mas também para a saúde mental, principalmente neste contexto de dúvidas e incertezas provocadas pela pandemia da Covid-19.

A motricidade humana é a ciência que estuda o movimento humano e envolve capacidades e habilidades motoras de um indivíduo, resultante de sua aprendizagem, com possibilidades e limitações devido à estrutura biológica de cada pessoa, ambiente e tarefa.

Saiba mais:

https://www.unisportbrasil.com.br/motricidade-humana/

https://portal.fiocruz.br/noticia/importancia-do-desenvolvimento-motor-na-primeira-infancia