Parfor Indica: V Semana de Geografia

Imprimir
Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2022, 09h17

 

O “PARFOR INDICA” tem como objetivo incentivar a leitura através do compartilhamento de sugestões de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas) com vista à ampliação da capacidade reflexiva e crítica.

A ação faz parte do projeto de incentivo à leitura do Parfor/UFPI e inclui a indicação de obras literárias de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas. Considerando que todos, sem exceção, têm o direito de acesso à educação, é fundamental que as sugestões de leitura incluam obras em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também tácteis, através do sistema Braille, para atender as necessidades das pessoas surdas e invisuais/cegas, em consonância com os princípios da perspectiva de educação inclusiva.

“PARFOR INDICA” é um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores. Essas dicas de leitura serão disponibilizadas semanalmente no instagram do Parfor (@parfor.ufpi).

Os títulos devem ser indicados por meio de comentários simples, porém criativos, de modo a suscitar a imaginação e instigar a curiosidade de outros leitores.

Ao compartilhar sua sugestão de leitura, destaque o motivo pelo qual você indica a obra e marque a(s) pessoa(s) que você gostaria que lesse(m) a obra indicada. Sempre que possível informe também o link de acesso ao e-book ou envie o arquivo em PDF para viabilizar o acesso à obra, através de mensagem de e-mail para o endereço eletrônico, com o seguinte título: PARFOR INDICA. Participe e faça você também sua indicação!!! Sua sugestão será muito bem vinda!

Nesta semana (08 a 12/08), contamos com a indicação de cinco livros com temáticas de Geografia, indicados pela coordenadora do curso, Bartira Araújo da Silva Viana. Basta clicar na imagem da capa para ter acesso ao livro. Boa leitura!

Nós Propomos!
Construção do Pensamento Geográfico e Atuação Cidadão

Autores: Karla Annyelly Teixeira de Oliveira, Lana de Souza Cavalcanti e Loçandra Borges de Moraes.

Sinopse: Este livro materializa as experiências do projeto de pesquisa Nós Propomos! Goiás, contemplado pelo edital de pesquisa “Anos Finais do Ensino Fundamental – Adolescências, Qualidade e Equidade na Escola Pública”, da Fundação Carlos Chagas, em parceria com o Itaú Social. Mas, se esperam encontrar um relatório formal e sisudo, suas chaves não vão abrí-lo pois os textos aqui reunidos, bem fundamentados, trazem reflexões de todos os sujeitos envolvidos no projeto.

 

Temas sobre a covid-19 para o ensino de Geografia

Autores: Ana Claudia Ramos Sacramento e Debora Cristina Vieira de Simas.

Sinopse: Os textos produzidos neste livro se propuseram a criar maneiras de informar e educar os estudantes e comunidade a respeito da Covid-19. Baseado em pesquisas de dados científicos, em livros e artigos, como os de jornais e revistas combatendo a desinformação gerada pelas fake news.

 

Mobilização do pensamento Geográfico

Autor: Daniel Rodrigues Silva Luz Neto

Sinopse: O objetivo deste trabalho é analisar a mobilização de elementos do pensamento geográfico nas estratégias pedagógicas de professores de Geografia para promover o desenvolvimento da aprendizagem geográfica de alunos do 9o ano do ensino fundamental na rede pública de ensino no Gama, Distrito Federal (DF).

 

Formação de professores/as em geografia e história - Saberes e práticas

Autores: Elisabete Militz Wypyczynski Martins e Luciana Rossato

Sinopse: O livro apresenta um conjunto de artigos que convocam o leitor à discussões e reflexões teóricas e práticas a respeito da formação de docentes de Geografia e de História, relatos de experiências, contribuições do PIBID e Educação de Jovens e Adultos (EJA). São textos que mostram os caminhos trilhados no percurso de formação inicial e as conexões realizadas nos movimentos pedagógicos efetivados na Educação Básica.

 

Contribuições do pensamento Geográfico para o ensino e a pesquisa

Autores: Antonio Carlos Pinheiro e David Luiz Rodrigues de Almeida.

Sinopse: Este é um livro que nos inspira olhar para a importância do trabalho docente, da formação de professores, da luta por políticas públicas que garantam uma formação continuada de professores, das conexões e fugas das linearidades, da escola, da construção do pensamento e, sobretudo, de ensinar Geografia. Enfim, esta é uma obra que nos leva ao interesse pela pesquisa e pela docência, sob o olhar delicado daqueles que vivem e pesquisam a temática em seus diferentes espaços pelo Brasil.