Egressos do CAFS/UFPI se destacam em seleções de pós-graduação

Imprimir
Última atualização em Segunda, 01 de Março de 2021, 12h54

Eucalyptus vintage wedding mood board inspiration photo collage

O Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), vem por meio desse parabenizar os egressos que se destacaram em seleções em programas de pós-graduação no ano de 2021. É sempre uma felicidade para os professores e direção poder ver seus egressos trilhando o caminho do sucesso.

Conheça cada um deles abaixo:

Emanuel Emanuel Thomaz de Aquino Oliveira

Egresso do Curso de Enfermagem, foi aprovado no Mestrado em Ciências e Saúde (UFPI), bem como na Residência em Obstetrícia (UFPI).

"Um aluno que transmite paz! Este é Emanuel. Muitas vezes nem parecia que ele era o aluno, mas que era o orientador. Um maestro em como ser tranquilo, pacífico, sereno nas escolhas. Me impressionou em nossa primeira produção. Pela primeira vez um aluno me veio para ser lapidado, mas já estava praticamente pronto. Sempre dedicado, pontual, assíduo, compromissado e muito consciente do que queria. A obstetrícia e a Emergência foram seu norte desde cedo. Tenho certeza que brilhará no que escolher (Residência ou Mestrado)." 

Danilo Francisco Danilo Carvalho Costa

Egresso do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), foi aprovado no Mestrado do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Conservação (UFPI).


"Na graduação Danilo desenvolveu, durante os momentos de intervenção nas comunidades, trabalhos relacionados ao ensino de biologia das escolas do campo e pesquisas sobre identidade e memória dos povos do Campo. Foi bolsista PIBEX atuando no projeto de extensão “Preparatório para o Enem na área de Ciências da Natureza” sendo premiado no SEMEX pelo trabalho desenvolvido neste projeto. Participou de diversos congressos como apresentador de trabalhos. No seu TCC desenvolveu um trabalho voltado a área de biodiversidade de peixes. Além desta caminhada na pesquisa e extensão, Danilo também atuou no C.A. do Curso, sendo Diretor de Eventos Esportivos e Culturais. Também atuou como membro discente do colegiado do Curso. Apesar das dificuldades encontradas durante o curso, Danilo se mostrou ser um aluno proativo e esforçado e devido a estas características conseguiu grandes conquistas, sendo a mais atual a sua aprovação no mestrado. Os professores da LEdoC CAFS parabenizam Danilo por suas conquistas e desejam uma ótima nova caminhada com muitos mais frutos a serem colhidos." 

Mariana Mariana Mesquita Silva

Egressa do Curso de Enfermagem, foi aprovada no Mestrado em Saúde e Comunidade (UFPI), e também, em primeiro lugar no Mestrado em Enfermagem (UFPI).

“Ao longo da graduação, a aluna desenvolveu de forma brilhante as atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo, portanto, uma acadêmica exemplar. Ela colaborou na execução de vários projetos, destacando-se entre eles o projeto de pesquisa “Efetividade de uma intervenção educativa por telefone na promoção do aleitamento materno no período neonatal”, o qual tem apoio financeiro, chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa A - Até R$ 30.000,00, e é coordenado pela Profa. Dra. Maria Augusta Rocha Bezerra. Mariana foi bolsista CNPq vinculada a este projeto e desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso a partir dele. Mariana foi monitora de várias disciplinas, apresentou vários resumos em eventos científicos e colaborou na elaboração de outros, bem como teve, ainda na graduação, vários manuscritos aprovados e publicados. Ao longo da graduação participou ativamente de dois Grupos de Pesquisa vinculados ao CGBENF/CAFS, o Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Violência e Saúde Sexual e Reprodutiva e o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências da Saúde, os quais ela continua participando e contribuindo agora como enfermeira. O CGBENF/CAFS se alegra com a conquista da egressa e a parabeniza pelas conquistas, desejando um caminho formativo repleto de muita sabedoria, crescimento profissional e vitórias.”

 

Murilo Murilo Madelman Silva Pereira

Egresso do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, foi aprovado no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (UFPI).

"Defendeu seu TCC com o título de trabalho: “ PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E BACHARELADO EM ENFERMAGEM DO CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL- CAFS/UFPI, SOBRE A UTILIZAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO EM PESQUISA CIENTÍFICA E NA TERAPIA CLÍNICA”. Possui 2 formações técnicas pelo Colégio Técnico de Floriano – CTF: Técnico em Agropecuária (2009), Técnico em Informática (2011). Possui Especialização em Gestão e Educação Ambiental pela Universidade Estadual Piauí com o título de trabalho: “ ATIVIDADE DE DRAGAGEM EM FLORIANO-PI: LEGALIDADE E IMPACTOS AMBIENTAIS”. Exerceu a função de auxiliar (monitor) na Educação Infantil e Fundamental Inclusiva junto a Secretaria Municipal de Educação de Floriano-PI (2015-2017), tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Educação Ambiental e Bioquímica. Registrado junto ao Conselho Federal de Biologia, Conselho Regional de Biologia CRbio 5ª Região. Experiência em empresa privada como Técnico de Laboratório – Faculdade de Ensino Superior de Floriano – FAESF e Analista de Controle de Qualidade – Indústria Farmacêutica Laboratório Sobral; Atualmente é Auxiliar Técnico de Laboratório – Indústria AGUAFINA - Grupo Jorge Batista e Cia. LTDA."

Silas Silas Alves da Silva

gresso do Curso de Enfermagem, foi aprovado no Mestrado em Ciências e Saúde (UFPI).

"O que falar de Silas? Um rapaz de origem humilde, participativo na vida universitária, aplicado, que procurou minha orientação, como tantos outros alunos de maneira visionária. Buscou o crescimento pessoal, mas que desde o início fez valer a pena ser seu orientador. Silas tem uma habilidade ímpar. Transita por área interdisciplinar mesclando conhecimentos em saúde e Informática. E, o curioso é que ele sempre quis seguir a carreira acadêmica, a docência. Uma vez me contou que, na proximidade da metade de seu curso de graduação, chegou a ser zombado por um professor em sala de aula no primeiro dia com a turma. Ao ser questionado sobre o que cada um queria para o futuro, de pronto respondeu que queria mestrado doutorado, etc. Depois disso, ingressou em nosso grupo de pesquisa, o GIPEC. Ele me falava que não tinha perspectiva de conseguir ingressar no grupo. Certa vez ele me confessou que os colegas de turma o desmotivavam para não tentar entrar. Diziam que eu tinha alunos preferidos e ele não conseguiria. Ele insistiu, e com competência, logrou êxito. Em sua participação, foi um dos alunos mais produtivos do grupo. Destacou-se na pesquisa, na extensão e, como referencial para os colegas."