Feira AgroIFNordeste acontece nesta sexta-feira (26) no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI

Imprimir
Última atualização em Quarta, 24 de Agosto de 2022, 11h30

WhatsApp Image 2022 08 18 at 06.26.362

 

A feira “AgroIFNordeste: multi-saberes, levando à mesa vidas, aromas e sabores da terra” vai promover a comercialização dos produtos e serviços dos agricultores de base familiar rural, urbano e periurbano e será realizada das 8h às 12h desta sexta-feira (26/08), no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI. O evento está sendo realizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceiria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI). Durante a feira, além das vendas dos produtos, serão realizados bate-papos com horticultores, troca de sementes crioulas e atrações culturais.

A ideia do evento é estimular a diversificação de produtos e serviços socioambientais, visando ofertar produtos hortifrutigranjeiros (atividades desenvolvidas e provenientes de hortas, granjas e pomares), serviços culturais, oriundos de assentamentos aos consumidores urbanos, além de também promover a socialização dos agricultores e dos seus familiares com os consumidores, para que assim seja possível educar a todos para o consumo consciente.

De acordo com a Profª. Maria Majaci, que integra a coordenação do AgroIFNordeste em Teresina, o evento vai ser uma oportunidade para que os agricultores apresentem os resultados das atividades realizadas junto aos participantes da Residência Profissional Agrícola nas comunidades. 

“Quando decidimos realizar essa feira, a ideia central seria ofertar tudo o que produzimos de bom. E entre essas coisas boas vamos oferecer alimentos frescos, orgânicos e de boa qualidade, pois os agricultores não utilizaram agrotóxicos durante o processo de produção. Um evento como esse promove a interação não apenas com os que estudam e trabalham no campus, mas também com aqueles que moram nos arredores”, destacou.

A Residência Profissional Agrícola é vinculada ao Programa Agronordeste, que está sendo realizado em todo País por meio do Governo Federal. Entre os principais objetivos da sua realização do programa, está a prestação de assistência técnica rural para as comunidades por meio do compartilhamento de tecnologias e treinamentos, sobretudo com aquelas que praticam a agricultura familiar.

registrado em: ,