Começam em janeiro de 2018 as obras da Ciclovia Universitária

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Ilustração gráfica do portal de início do Projeto da Ciclovia Universitária

Mobilidade, acessibilidade e urbanização. Esses são os objetivos do projeto da ciclovia universitária, com previsão de início para construção em janeiro de 2018. A obra será realizada no Campus Ministro Petrônio Portella e foi planejada no ano de 2015. “Nós observamos que o tráfego dos alunos na extensão do campus era ainda aos tropeços”, afirma o Coordenador de Planejamento e Controle, Marco Antonio Mastrangelo, ressaltando ainda que o projeto inclui, além da ciclovia, bicicletários.

Marco Antonio Mastrangelo, Coordenador de Planejamento e Controle

Quanto à construção da ciclovia, a previsão é de que metade das obras seja concluída no primeiro semestre de 2018. Evandro Brito, arquiteto e atual Chefe da Divisão de Arquitetura da UFPI, diz que ”o trajeto da ‘via universitária’ partia do Setor de Esportes até o RU I (Restaurante Universitário I) e tem mais de 2.000 metros de extensão, nós tivemos que dividi-lo em trechos para fazer os levantamentos e as medições e ver as questões mais pontuais para se fazer um traçado da via”.

Evandro Brito, Chefe da Divisão de Arquitetura

A respeito das competências da ciclovia, também são considerados fatores como a acessibilidade para deficientes físicos, por exemplo. Segundo a então Coordenadora de Projetos da UFPI, Erika Soares, os cadeirantes precisam de melhores condições de deslocamento, uma vez que são os mais afetados.

A equipe responsável pelo projeto afirma ainda que a obra contará com áreas de descanso para os usuário da ciclovia, espaços para o estacionamento das bicicletas e áreas para pedestres. Sobre isso, Evandro Brito explica que “trata-se de um projeto de lazer, de urbanização, de qualificação dos espaços da universidade e de acessibilidade e não apenas de um projeto de deslocamento interno dos estudantes”.

Além disso, a equipe afirma  que o projeto da ciclovia universitária conta com propostas de paisagismo do campus, de modo a tornar o ambiente universitário também um espaço de lazer aberto para a toda comunidade.

Equipe de planejamento do projeto da ciclovia universitária

registrado em: ,