Curso de Odontologia do CCS/UFPI realiza atendimentos gratuitos ao público infantil

Imprimir
Última atualização em Terça, 19 de Julho de 2022, 09h13

Odontologia Crianças 5

Criança em atendimento na Clínica do Curso; metodologia de atendimento visa trazer conforto às crianças

O Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí, por meio do curso de Odontologia, oferece à comunidade serviços de atendimento odontológico gratuito para adultos e crianças. Para o público infantil, na faixa etária dos primeiros meses a 12 anos, os procedimentos realizados são variados e incluem: orientações sobre amamentação e higiene bucal, restaurações, tratamentos ortodônticos preventivos e atendimento de casos de traumatismo. São atendidas cerca de 20 crianças por turno. A ação faz parte da grade curricular do curso por meio das disciplinas de Odontopediatria (7° período) e Clínica Infantil (8° Período), que são voltadas ao atendimento de crianças. 

A professora Lúcia de Deus ministra as duas disciplinas que contemplam o atendimento ao público infantil. Ela ressalta a importância dessa etapa para a formação dos estudantes: “Durante a graduação, nosso foco é formar alunos que conheçam a realidade de pacientes de baixa renda, pessoas que muitas vezes precisam desse atendimento gratuito. É uma experiência muito rica para eles, buscamos que vivenciem a realidade dessas pessoas. A ideia é formar os alunos para atuar no atendimento integral dos pacientes”, aponta ela.

Odontologia Crianças 19 1

Professora Marina Moura, coordenadora da disciplina de Odontopediatria

A coordenadora da disciplina de Odontopediatria, professora Marina Moura, destaca a metodologia utilizada na recepção das crianças: “Aqui nós realizamos todos os tipos de atendimento, desde a prevenção. Buscamos fazer com que a vinda ao dentista, não seja visto como um momento de medo para as crianças, como era no passado, desde o primeiro dia de aula fazemos treinamentos com os alunos para tornar esse atendimento o mais agradável possível” ressalta ela.

Odontologia Crianças 10

Marcelo Ribeiro é discente da disciplina de Odontopediatria

O aluno Marcelo Ribeiro, discente de Odontopediatria, comenta a importância dessas disciplinas na sua formação: “É um desafio que tem me ensinado bastante, passei a me afeiçoar cada vez mais aos pacientes do público infantil. Esse trabalho tem um valor social muito grande para as crianças, isso proporciona uma qualidade de vida maior, já que a gente consegue reestabelecer a saúde bucal deles.” Ele pontua que a pandemia impactou nos atendimentos: “Tivemos que suspender tudo, trouxe um impacto negativo, mas agora estamos conseguindo retomar e a demanda é muito grande” acrescenta.

Odontologia Crianças 14

A mãe Joselina Monteiro traz as filhas para atendimento odontológico na UFPI

A agente de saúde Joselina Monteiro, moradora da zona norte de Teresina, comenta que já traz as filhas para atendimento odontológico na UFPI há 4 anos: “Elas fazem acompanhamento há um tempo, já realizaram vários procedimentos aqui: extração, limpeza, tratamento de cárie, restauração. Gosto muito do atendimento, é rápido e de qualidade. Conheci por meio da indicação da dentista da Unidade Básica de Saúde e passei a trazer as meninas, só paramos por causa da pandemia, mas agora já retomamos o tratamento. Hoje eu tenho o costume de indicar para outras famílias também trazerem suas crianças” diz.

Odontologia Crianças 12 copy

Orientações de higiene bucal são repassadas para crianças e responsáveis 

Horários de atendimento

O agendamento pode ser feito através da secretaria, no telefone (86) 3215-5876, Campus Teresina. Os atendimentos ocorrem nos dois turnos, com o objetivo de contemplar o maior número possível de pessoas interessadas. Neste semestre, ocorrem nos seguintes horários: 

Segunda-feira (manhã): 8h às 12h. 

Quarta-feira (tarde) 14h às 18h

Quinta-feira (manhã) 8h às 12h

Sexta-feira (tarde) 14h às 18h

registrado em: ,