Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Assinter > Instituto Soka Amazônia celebra o Dia do Meio Ambiente com os princípios da Carta da Terra
Início do conteúdo da página

Instituto Soka Amazônia celebra o Dia do Meio Ambiente com os princípios da Carta da Terra

Imprimir
Atualizado em sexta, 14 julho 2023 15:12

evento-195989-banner.jpg

Evento organizado pelo Instituto Soka Amazônia celebra o meio ambiente. Foto: Divulgação/Instituto Soka

 

Diante dos enormes desafios ambientais e da preservação da biodiversidade da Amazônia e os impactos das mudanças climáticas, o Instituto Soka Amazônia propõe para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2023 uma retomada de decisões para mudanças de rumos, com base nos princípios da Carta da Terra.

Com tema Consciência e Ação: Reconectar à vida, Cuidar do Planeta, o Instituto Soka promove uma semana de eventos dedicados à reflexão e ações práticas com enfoque para o que cada indivíduo pode fazer.

No dia 3 de junho (sábado), o Instituto abre as portas de sua Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) para o público, com diversas atividades educativas de experimentação e práticas de proteção da natureza.
Dia 05 de junho (segunda-feira), o momento ápice da Semana, acontece a Solenidade do Dia Mundial do Meio Ambiente com a Carta da Terra, que terá a participação da diretora executiva da Carta da Terra Internacional, Mirian Vilela.
 
Na ocasião será assinada a filiação do Instituto Soka como primeira organização na região amazônica difusora oficial desses princípios. O evento é um convite a todos os segmentos da sociedade a conhecer e aderir os valores e princípios da Carta da Terra, a principal declaração global para um futuro sustentável do planeta.
 
No dia 06 acontece o Seminário Consciência e Ação: Reconectar à vida, Cuidar do Planeta, com painéis de especialistas do Instituto Soka, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e uma mesa redonda com Mirian Vilela e as advisors da Carta da Terra Internacional, Cristina Moreno, Waverli Neuberger e Rose Inojosa.
 
O Seminário acontece na Sede do Instituto e também será transmitido pelo youtube. Inscrições podem ser feitas, clicando neste link.

Instituto Soka Amazônia e a Carta da Terra

O diretor presidente do Instituto Soka Amazônia, Luciano Nascimento, destaca que o pacifista e fundador do Instituto, Dr. Daisaku Ikeda, referiu-se à Carta da Terra em várias de suas Propostas de Paz enviadas à Organização das Nações Unidas.

A declaração também fez parte de várias publicações e exposições promovidas pela organização global SGI, inclusive a mostra Sementes da Esperança e Ação, que foi exibida recentemente em Manaus.

“A Carta da Terra nos mostra a responsabilidade e potencial de cada pessoa para transformar o destino o Planeta e de protegê-lo como cidadãos globais e planetários. É um documento que nos empodera e nos dá esperança para as urgentes e necessárias mudanças a serem feitas para o bem das futuras gerações”, afirma.


Carta da Terra (Earth Charter): a exemplo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é uma declaração global que estabelece os valores e princípios para um futuro sustentável. O documento começou a ser idealizado no Earth Summit em 1992 e foi desenvolvido ao longo de quase uma década, com a contribuição de cinco mil pessoas de todos os continentes. A Carta da Terra é seguida por organizações como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), World Conservation Union (IUCN), entre outras.

 

Texto: Comunicação Instituto Soka Amazônia

Fim do conteúdo da página