Assessoria Internacional divulga oportunidade de bolsas na Universidade Nacional Autônoma do México

Imprimir
Atualizado em terça, 05 julho 2022 14:37

A Assessoria Internacional da UFPI informa que o Centro de Estudos China-México da Faculdade de Economia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) inicia convocatória para participação no processo seletivo do seu programa de bolsas para pesquisadores. O programa tem como objetivo melhorar a qualidade do conhecimento sobre a República Popular da China na América Latina e Caribe (ALC) e possui duração de 5 meses com início em Agosto de 2022. O valor da bolsa é de 20.000 pesos mexicanos (por volta de 5.116 reais).

Os projetos a serem inscritos podem abordar diversas perspectivas sobre a China e sua relação com ALC, em especial temas ambientais, agrícolas, urbanos, sociais, econômicos, políticos e culturais. As vagas são voltadas para pesquisadores e acadêmicos de instituições de educação pública e privada de nível superior, servidores públicos, organizações não governamentais e membros de instituições ou empresas com experiência em análises sobre a China. São priorizados pesquisadores com experiência nos temas citados. 

Interessados devem cumprir os seguintes requisitos: 

  • Enviar projeto de pesquisa conforme o tempo de duração da bolsa, com máximo de 5 páginas (espanhol ou inglês), incluindo prazo de encerramento, cronograma de atividades, objetivos, justificação do tema, resultados esperados e experiência no tema proposto;
  • Curriculum Vitae, com máximo de 5 páginas, que inclua sua situação empregatícia atual e que faça referência explícita sobre experiência pessoal, de emprego e/ou acadêmica sobre o tema proposto, assim como a importância destas contribuições (pesquisas anteriores, publicações, etc.);
  • Documento de identificação oficial; 
  • Assinatura da Carta Compromisso após o projeto ser aceito;
  • Poder iniciar a pesquisa em 1° de agosto de 2022 e finalizar em dezembro do mesmo ano;
  • Ter disponibilidade para realizar a pesquisa de forma presencial;
  • Enviar os documentos com as informações necessárias em formato pdf para o email: .

As inscrições irão até o dia 25 de junho de 2022 e os resultados serão publicados no dia 27 do mesmo mês. Para mais informações acesse a página da UNAM.