Processo Seletivo 2022.2

Imprimir
Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2023, 11h06

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, por meio da Coordenadoria de Seleção e Programas Especiais (CSPE) e da Coordenação Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), no uso de suas atribuições legais e em conformidade com as disposições contidas no Decreto federal nº 8.752, de 9 de maio de 2016, que dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, e na Portaria/CAPES nº 220, de 21 de dezembro de 2021, que dispõe sobre o novo Regulamento do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), torna público os critérios para o processo seletivo simplificado de Professor Formador para atuar no Parfor como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

São mais de 120 vagas estabelecidas neste edital destinadas a 19 turmas dos cursos de 1ª licenciatura (Educação Física, Geografia, História, Letras-libras, Letras Português e Pedagogia), e 2ª licenciatura (Geografia) realizados nos Campi/Polos da UFPI nos municípios de Batalha, Castelo do Piauí, Luzilândia, Miguel Alves, Pedro II e Piripiri.

O edital refere-se à seleção de professor para atuar no Parfor/UFPI, no período letivo 2022.2, na condição de bolsista da CAPESque, portanto, atendam os requisitos mínimos obrigatórios para recebimento de bolsa na modalidade Professor Formador I ou Professor Formador II, nos termos do regulamento do programa. Os professores selecionados receberão também ajuda de custo para o deslocamento.

O edital refere-se à seleção de professor para atuar no Parfor/UFPI, no período letivo 2022.2 (03/12/2022 a 25/04/202), na condição de bolsista da CAPESque, portanto, atendam os requisitos mínimos obrigatórios para recebimento de bolsa na modalidade Professor Formador I ou Professor Formador II, nos termos do regulamento do programa. Os professores selecionados receberão também ajuda de custo para o deslocamento.

São 136 vagas estabelecidas neste edital destinadas a 19 turmas dos cursos de 1ª licenciatura (Educação Física, Geografia, História, Letras-libras, Letras Português e Pedagogia) e 2ª licenciatura (Geografia), realizados nos Campi/Polos da UFPI nos municípios de Batalha, Castelo do Piauí, Luzilândia, Miguel Alves, Pedro II e Piripiri.

Para submeter inscrição ao processo seletivo do Parfor/UFPI o candidato deverá observar os critérios exigidos e os prazos estabelecidos no Edital Nº 67, de 08 de novembro de 2022.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, disponível em https://seletivoparfor.ufpi.br/a partir das 8h30min do dia 10 de novembro de 2022 até às 23h59min do dia 15 de novembro de 2022.

Confira o tutorial e acesse o formulário eletrônico disponível em http://www.seletivoparfor.ufpi.br

Para mais informações, acesse o Edital Nº 67, de 08 de novembro de 2022 do processo seletivo e seus anexos:

Anexo I – Cronograma de Execução do Processo Seletivo

Anexo II – Quadro de Vagas Ofertadas

Anexo III – Tabela de Pontos para Análise de Currículo

Anexo IV – Calendário Acadêmico 

Anexo V – Plano de Ensino e Cronograma de Atividades de Disciplina

Anexo VI – Portaria/CAPES Nº 220/2021

Anexo VII - Caderno de Apoio Pedagógico

Anexo VIII -  Plano de Trabalho do Professor Formador do Parfor/UFPI (SIMPARFOR)

Anexo IX - Ficha de Cadastro e Termo de Compromisso do Bolsista

Anexo X - Relatório do Desempenho dos Estudantes e do Desenvolvimento da Disciplina.

Confira também:

1.  Cronogramas e Ementários de Disciplina

2.  Legislação:

Contatos:

Telefone: 3237-1955

E-mail:  e .