Picos: durante três meses de funcionamento, projeto "Adote uma família" ajudou mais de cem famílias

Imprimir
Última atualização em Quinta, 02 de Julho de 2020, 10h19

WhatsApp Image 2020 07 02 at 10.15.1220200702101739

Diante desse difícil cenário provocado pela pandemia do novo coronavírus, professores e alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, organizaram e realizaram, durante três meses, de acordo com edital da PREXC de enfrentamento à Covid-19, a ação solidária “Adote uma família", que visou amenizar os impactos que o isolamento social tem acarretado para as famílias mais carentes da circunvizinhança do campus.

O Prof. Renato Mendes, coordenador do Projeto, explica que a iniciativa foi bem sucedida. “Foi um sucesso durante os três meses (abril a junho) de execução, proposto pelo edital da PREXC. Conseguimos ajudar 31, 50 e 60 famílias, respectivamente adotadas. Cada família tem em média de cinco a doze pessoas. Durante esse período inicial de isolamento conseguimos amenizar as necessidades básicas com alimentos e produtos de higiene, nos bairros da circunvizinhança do campus", relata o coordenador.

Renato estende seu agradecimento a todas as pessoas que se sensibilizaram e ajudaram. "Como é o caso da direção do Campus, apoiada pelo Prof. Francisco Gleison (ADUFPI), ao Restaurante Universitário (RU), ao Núcleo de Apoio Estudantil (NAE) e também a parceria com a entidade Casa Aliança, que já ajuda aos mais necessitados no bairros Parque de Exposição e Junco, em Picos", comenta.

Ações nesse formato são fundamentais, é o que ressalta o coordenador Renato. "Desenvolver atividades como essa é importante, uma vez que fortalece o papel da Universidade perante a sociedade, bem como contribui para a formação pessoal e profissional dos estudantes e professores. Com isso, reforça a necessidade de colocar as universidades frente às problemáticas sociais e desenvolver estratégias que visam a prevenção e/ou a diminuição de agravos sociais", finaliza o professor.

Participam da organização dessa ação, professores e alunos dos seguintes projetos: “Educação é Arte.Saúde e sono”, coordenado pelo Prof. Renato Mendes; “Popularização da morfologia para professores e alunos da rede pública de ensino” (PopMorf), coordenado pela Profa. Fátima Regina Nunes de Sousa, e Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO), coordenada pela Profa. Larissa Alves Guimarães. Além disso, mais 17 alunos participaram: Alysson, Anna Claudya, Ana Júlia, Dara, Denival, Edla, Gaby, Gabriela Ribeiro, Gabriela Cortez, Isaac, José Rubem, Katariny, Milena, Sabrinna, Sâmara, Taty e Vanderleia (dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição do campus).