Programa de Extensão para pessoas idosas realizou ontem (30) "Arraiá do PTIA" de forma remota

Imprimir
Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 10h48

WhatsApp Image 2020 07 01 at 10.42.4020200701104416

O Programa de Extensão Universitária para Pessoas Idosas  (PTIA), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou ontem (30) a sua tradicional festa junina. Dessa vez, o evento aconteceu de forma diferente, sem contato físico, mas com muita animação. Para isso, o Programa, que tenta continuar com atividades remotas, propôs a(os) alunos(as) que comemorassem o São João cada um de sua casa, caracterizados(as) e com comidas típicas, além de brincadeiras, poemas, músicas e danças conduzidas por professores voluntários, bolsistas e colaboradores.

O evento ocorreu pela plataforma Google Meet, conduzido pela Profa. Dra. Teresa Cristina Moura Costa, atual coordenadora. Por se tratar de uma atividade desafiadora, colocando os(as) idosos(as) em contato com novas tecnologias, exigiu uma preparação destes para acessar a plataforma. Dessa forma os(as) discentes bolsistas estiveram nos grupos vinculados aos cursos ministrados, orientando os mesmos sobre como acessar o salão virtual para participar da festa. 

A atividade teve como objetivo possibilitar às pessoas idosas a vivência de atividades culturais típicas da nossa região e a convivência entre os(as) participantes mesmo que de forma remota. Como o público alvo do programa é considerado grupo de risco da covid-19 em tempos de isolamento social, a atividade contribuiu no processo de sociabilidade entre os(as) idosos(as), buscando diminuir as consequências desse atual período. “Nesse momento que é tão difícil pra todos, inventar situações que ativem é uma coisa muito boa”, afirmou Raimunda Coelho, aluna de Capoterapia.

WhatsApp Image 2020 07 01 at 10.43.0520200701104526

Realização do "Arraiá do PTIA" na modalidade on-line

Além da participação dos(as) idosos(as) que estão matriculados(as) no PTIA, bolsistas, colaboradores(as) e voluntários(as), as docentes coordenadoras do Projeto Direito e Cidadania, Profa. Dra. Maria D’alva Macêdo Ferreira e Profa. Dra. Maria do Rosário de Fátima e Silva, e do Projeto PTIA na Comunidade, Profa. Dra. Iolanda Fontenele Carvalho, também estavam presentes.

Todas as atividades presenciais do Programa foram suspensas atendendo as recomendações dos órgãos de saúde e as deliberações do Comitê de Gestão de Crise da UFPI, mas as equipes dos projetos continuam trabalhando, produzindo informações e desenvolvendo algumas atividades de forma remota, relacionadas às suas respectivas áreas de atuação. As informações produzidas são publicizadas no Instagram @ptiaufpi e nos os 15 (quinze) grupos de whatsapp. Todo esse trabalho só é possível porque além do empenho dos(as) coordenadores(as) de projetos, o apoio de 09 (nove) discentes bolsistas da graduação de diferentes cursos da UFPI, que continuaram a desenvolver suas atividades mesmo de forma remota, tem sido fundamental.

Sobre o Programa:

O PTIA é vinculado ao Departamento de Serviço Social (DSS), já existe há 22 (vinte e dois anos) e está cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC) da UFPI. Atualmente funciona por meio do desenvolvimento de sete projetos: Direito e Cidadania; Arte e cultura; Educação e Saúde, pilares para o envelhecimento ativo; Sociabilidade e Convivência; PTIA na comunidade; e Fica em casa com o PTIA. 

Além disso, o trabalho de colaboradores(as) voluntários(as) como a Profa. Marcela Castro da capoterapia, monitores(as) de extensão têm sido decisivos na construção de alternativas que garantam não só a vinculação da pessoa idosa ao Programa, mas, também, a inclusão digital, a intergeracionalidade, o acesso à informação e a vivência de atividades que favoreçam a sua qualidade de vida.