Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > NUJOC Checagem inicia projeto de lives semanais para discutir fake news a partir desta quinta-feira (21)

Última atualização em Segunda, 18 de Mai de 2020, 13h56

731B04F9 CFF1 49CE A8EC 09C5711E1BB420200518135222
Com o intuito de fortalecer
o combate às fakenews em contexto da pandemia de COVID 19, o NUJOC Checagem passa a promover lives a cada semana a partir desta quinta-feira, 21 de maio às 19h. O primeiro convidado será o Prof. Dr. Igor Sacramento (Fiocruz/RJ) e a live terá como tema “Fake News em tempos de pandemia”. O NUJOC Checagem se trata de uma iniciativa desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC-UFPI), desde o mês de março do corrente ano. O Projeto reúneprofessores, alunos, ex-alunos e jornalistas vinculados ao grupo de pesquisa.

Segundo a Profa. Dra. Juliana Teixeira, integrante do NUJOC Checagem, o propósito em realizar as lives é chamar a atenção do público para participar das redes sociais do então Projeto, uma vez que, a disseminação das fakenews acontece, sobretudo, pelas plataformas digitais. “Além de atrair as pessoas para nossas redesé mostrar a importância de seguir páginas de checagem de conteúdo, considerando que recebemos informações falsas ou imprecisas pelas redes sociais, portanto, nada melhor do que seguir também perfis de checagem para ficarmos antenado com o que de fato é verdade no nosso feed de notícias”, pontuou.

live ainda terá como mediação a idealizadora do NUJOC Checagem, a Profa. Dra. Ana Regina Rêgo. De acordo com o Prof. Dr. Igor Sacramento, a discussão focará em pontos importantes em um cenário da produção de fakenews acerca da COVID 19. “As fakenews se tornaram um problema de saúde pública. Uma resposta comum às fakenews é a checagem dos fatos. Sem desconsiderar o mérito desse trabalho, é preciso reconhecer que é cada vez mais difícil convencer as pessoas a deixarem de restringir o conhecimento sobre a verdade às convicções que constituem suas identidades”, destacou.

A discussão Fake News em tempos de pandemia”percorrerá por cinco eixos importantes de reflexão: “1) As fakenews e os regimes de verdade no contexto de profunda midiatização da sociedade; 2) as guerras culturais e os impactos da circulação da informação no cuidado com a saúde; 3) o negacionismo científico como fenômeno da cultura contemporânea;4)Transformações na expertise contemporânea e nos sistemas de confiança e 5) o fact-checking e a crise do jornalismo”, explicou o Professor Igor.

O NUJOC Checagem espera que a ação possa conscientizar o público. “A partir das falas dos pesquisadores é essencial ter compreensão do contexto de desinformação que estamos vivendo, além de despertar as pessoas em verificar informações em sites de confiança”, finalizou a Professora Juliana.